Fichamento Sobre o livro “A PRÁTICA EDUCATIVA”
Por: herlison • 21/11/2018 • Resenha • 696 Palavras (3 Páginas) • 1.235 Visualizações
[pic 1]
NIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADEMICA DE CIENCIAS EXATAS DA NATUREZA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Fichamento Sobre o livro “A PRÁTICA EDUCATIVA” 1 DE ANTONI ZABALA
José hérlison Barroso Parnaiba
2610/2018
CAJAZEIRAS PB
[pic 2]
NIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADEMICA DE CIENCIAS EXATAS DA NATUREZA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
[pic 3]
2610/2018
CAJAZEIRAS PB
“A PRÁTICA EDUCATIVA” 1 DE ANTONI ZABALA
‘’ Um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu oficio’’ ZABALA, Antoni,cap 1pg 13.
Buscar a competência em seu ofício é característica de qualquer bom profissional. Zabala elabora um modelo que seria capaz de trazer subsídios para a análise da prática profissional. Como opção, utiliza-se do modelo de interpretação, que se contrapõe àquele em que o professor é um aplicador de fórmulas herdadas da tradição, fundamentando-se no pensamento prático e na capacidade reflexiva do docente. Recomenda-se, assim, uma constante avaliação do trabalho por parte do profissional. É se renovar e melhorar profissionalmente cada vez mais.
AS VARIAVEIS QUE CONFIGURAM A PRATICA EDUCATIVA
“Em primeiro lugar é preciso se referir aquilo que configura a pratica.”
São muito os termos que configuram a pratica, temos muitas variáveis, mais ao meu ver temos em nossa mão algo que eu chamo de liberdade o sistema pode até querer uma certa forma, mais eu tenho uma visão que para poder ensinar a pessoa tem que saber basicamente transmitir esse conteúdo de uma forma simples ou melhor ainda está junto com os alunos de uma forma que chame a atenção deles, nossa visão deve ser flexível, e bem dinâmica pro poder suporta tanta desigualdade talvez nem tenha muito haver com o parágrafos mais não podia deixa em branco.
AS SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS E AS DEMAIS VARIAVEIS METODOLÓGICAS
“Em primeiro lugar é preciso se referir aquilo que configura a pratica.”
Zabala explicita que a ordenação articulada das atividades seria o elemento diferenciador das metodologias, e que o primeiro aspecto característico de um método seria o tipo de ordem em que se propõem as atividades. Ressalta que o parcelamento da prática educativa tem certo grau de artificialidade, explicável pela dificuldade em encontrar um sistema interpretativo adequado, que deveria permitir o estudo conjunto de todas as variáveis incidentes nos processos educativos. A seqüência considera a importância das intenções educacionais na definição dos conteúdos de aprendizagem e o papel das atividades que são propostas. Alguns critérios para análise das seqüências reportam que os conteúdos de aprendizagem agem explicitando as intenções educativas, podendo abranger as dimensões: conceituais; procedimentais; conceituais e procedimentais; ou conceituais, procedimentais e atitudinais.
...