Filme Medidas Extremas
Por: Elizandra Camargo • 25/2/2021 • Resenha • 785 Palavras (4 Páginas) • 1.095 Visualizações
“MEDIDAS EXTREMAS”
Nesse filme, os profissionais da área da saúde estão diretamente envolvidos com as questões de ética profissional, a primeira situação ocorre quando o médico Guy Luthan, tem que optar por um dos pacientes para levar para a sala de cirurgia, um era assaltante, que estava em estado crítico e o outro com o caso menos crítico que é o policial ferido por esse mesmo assaltante. O médico acaba por optar pelo caso com menor risco de vida que é o policial.Escolha incorreta, pois o certo seria escolher o paciente mais grave para tentar reverter à situação, assim sendo antiético e não cumprindo com o seu juramento. Essa questão se relaciona com o artigo 3° dos princípios fundamentais do código de ética da enfermagem, pois no artigo diz que o profissional deve respeitar a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza, que foi o que não aconteceu em nenhum momento.Pois o médico alegou que escolheu o policial porque ele tinha família.Sendo que o raciocínio seria que ele teria que atender pelo estado de saúde e não discriminar por ele ser um assaltante. Dr. Guy Luthan não agiu com ética ao juramento do seu curso
A segunda situação é que a enfermeira, a mesma que repreendeu o Dr. Luthan por ele ter feito uma escolha antiética, fez a mesma coisa quando não denunciou e cooperou com as experiências científicas, para beneficiar seu irmão e amenizar sua memória que a fazia pensar que era culpada pela deficiência de seu irmão resultante de um acidente de trânsito no qual ela estava dirigindo embriagada. Relaciona-se com vários artigos mas principalmente com o art. 4° que fala de exercer as suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade. No momento em que ela colocou sua vida pessoal em primeiro lugar ela já não age com justiça e responsabilidade. Também outro artigo o 6° dos Princípios fundamentais, fala que o profissional deve exercer a profissão respeitando os preceitos legais da enfermagem, a enfermeira não respeita os preceitos legais da enfermagem.
No hospital em que o Dr. Myrick fazia suas “experiências” e tratava os pacientes do Gremmercy como cobaias, todas as atitudes vinham a ser antiéticas, pois de acordo com o código de ética todos dizem que o profissional deve respeitar a vida, os direitos da pessoa humana, isso está nos princípios fundamentais. E como esses pacientes estavam sendo “usados” como experimentos, o Dr. Myrick e todos os outros que compartilhavam sobre essas experiências agiram contra o código de ética de suas respectivas profissões, pois quando se trata do paciente, respeito pela vida, direito de ser informado sobre os procedimentos, sobre a conduta, todos se interligam.Pois o doutor simplesmente brincava de ser Deus e escolhia entre quem ia viver e quem ia morrer.
No art. 36- Em nenhum momento foi interrompido a experiência, mesmo que tem havido o risco de vida e a integridade humana.
No art. 37 – o Dr. Myrick não foi honesto no relatório da pesquisa . Ele sabia que os pacientes iriam a óbito após os procedimentos realizados.
No art.52 (Das proibições) – O hospital conivente aos maus-tratos aos pacientes
Art. 70 (Das proibições) Denegrir a imagem do colega e/ou de outro membro da equipe da instituição onde trabalha, foi o que Myrick fez com Luthan, implantando provas para duvidarem da sua sanidade mental, fazendo com que ele fosse impedido de clinicar.
...