Filosofia Fransis Bacon e Rene Descartes
Por: PSF Vila Nova • 18/4/2024 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 55 Visualizações
A filosofia de Francis Bacon (1561-1626) e René Descartes (1596-1650) nos fornece grandiosas contribuições acerca do conhecimento sobre a natureza, buscando resolver os problemas abordados sobre a origem das idéias.
Francis Bacon é considerado inventor do método experimental e fundador da ciência moderna, suas obras se caracterizam pela predominância da noção de que a ciência e a filosofia tinham a finalidade de dar ao homem o domínio da realidade. Bacon enfatiza que nós, seres humanos, possuímos uma série de limitações na hora de produzir conhecimento. Isso porque sofremos um monte de interferências negativas sobre a razão que nos atrapalham a ver com clareza a realidade tendo como ponto de partida o método indutivo que parte de experiências particulares para fundamentar teorias gerais, conduzindo a ciência. Dessa maneira, ele também acreditava que poderíamos conhecer e prever os fenômenos da natureza a ponto de conseguir manipulá-la a nosso favor e com o passar do tempo, a humanidade iria acumulando conhecimento, adquirindo cada vez mais poder e, consequentemente, mais progresso. Essa nova perspectiva sobre a ciência e o conhecimento ficou conhecido como empirismo.
René Descartes é responsável por aprimorar o método da dúvida que é por ele levado às últimas consequências, seguindo um caminho rigoroso em busca de verdades que possam sustentar o desenvolvimento científico. Para ele é a razão que deveria ser esse fundamento, uma vez que, o próprio ato de duvidar da razão seria a prova cabal da sua existência. Pois se eu duvido, eu estou pensando. E se eu penso, eu existo, por isso a existência do sujeito pensante racional que Descartes chama de cogito, é uma verdade indubitável.
Eles podem concordar sobre a necessidade de um pensamento crítico, mas no que diz respeito à origem do conhecimento, eles discordam bem, enquanto Bacon focava na observação empírica e na eliminação de obstáculos ao conhecimento, Descartes buscava a verdade através da razão e da dúvida metódica.
...