Filosofia Na Idade Antiga
Artigo: Filosofia Na Idade Antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: limaugusto • 25/3/2015 • 254 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
QUESTIONÁRIOS DAS PÁGINAS 30 e 62.
1. Até que ponto a preocupação que levou os pré-socráticos a filosofar, a saber, a preocupação com a natureza, deve também nos levar a filosofar?
2. Que relação deve existir entre a preocupação dos filósofos pré-socráticos com a questão da água, do ar, da terra e do fogo, com os discursos que hoje se faz em nome da ecologia?
3. Faça uma síntese das principais ideias de Heráclito, justificando o devir, contrastando-as com as ideias de Parmênides, na medida que afirma a realidade da imutabilidade e da imobilidade do ser.
4. Faça uma síntese das principais ideias, desenvolvidas pelos pitagóricos para afirmar o princípio vital do universal, mostrando que o número se constitui a realidade original de todas as coisas.
5. Faça uma reflexão sobre a afirmação de Empédocles de que todas as coisas resultam do amor e do ódio, enquanto duas forças que unem e separam, destacando as repercussões possíveis desse princípio na vida humana.
6. Faça uma reflexão em torno da afirmação, atribuída a Parmênides, de que o homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto são, e das que não são, enquanto não são.
7. Diga em que consiste a maiêutica socrática, destacando sua relevância, enquanto método de reflexão filosófica.
8. Explique as principais diferenças entre o pensamento de Platão e o pensamento de Aristóteles, no que diz respeito ao conhecimento humano.
9. Defina a finalidade do Estado, de acordo com a filosofia política de Aristóteles.
10. Explique as principais diferenças entre a visão de Deus na metafisica platônica e na metafisica aristotélica, destacando as respectivas influências sobre o pensamento cristão.
...