Idade Antiga
Trabalho Escolar: Idade Antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatafsilva • 29/8/2014 • 270 Palavras (2 Páginas) • 539 Visualizações
É marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Na verdade, a existência de uma civilização não tem nada a ver com a ideia de que exista um povo “melhor” oque os demais. O surgimento das primeiras civilizações simplesmente demarca a existência de uma série de características específicas. Em geral, uma civilização se forma quando apontamos a existência de instituições políticas complexas, uma hierarquia social diversificada e de outros sistemas e convenções que se aplicam largamente a uma população.
Essas civilizações foram fundamentais para o surgimento das primeiras cidades, para o desenvolvimento da escrita e da agricultura, com as chamadas civilizações hidráulicas (construção de diques, canais e de sistemas de irrigação), entre outros. A partir de então surgiria o Estado, instituição que concentraria as funções de governo e que estabeleceria as regras e leis.
Foi também na Antiguidade, na Grécia Antiga, que surgiram a política, a democracia, a filosofia e o racionalismo. Da civilização romana herdamos o direito romano, que constituiu a base do direito contemporâneo. Dessa maneira, as civilizações da Idade Antiga são os alicerces que sustentam e sustentaram a formação do mundo ocidental.
A economia era de subsistência, ou seja os trabalhadores só poderiam produzir o bastante para se alimentarem, pois nesta época tudo era regido pela igreja, e a igreja dizia que o lucro era do diabo e quem descumprisse essas regras iriam para o inferno.
Diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. As civilizações de regadio - ou civilizações hidráulicas - (Egito, Mesopotâmia, China), as civilizações clássicas (Grécia e Roma), os Persas (primeiros a constituir um grande império), os Hebreus (primeira civilização monoteísta), os Fenícios (senhores do mar e do comércio).
...