Filosofia e Filosofia da Educação
Por: Monicamfps • 7/12/2021 • Resenha • 2.593 Palavras (11 Páginas) • 213 Visualizações
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EAD210 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO II
PROF. ANDRÉ DUARTE
II PERÍODO – PEDAGOGIA – Polo João Monlevade
Aluna: Monica Maria Fernandes de Paula Santos
Filosofia da Educação | 1 | |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, Filosofia da Educação – São Paulo: Moderna, 2006. 3ª Edição |
Filosofia e filosofia da educação
Abordagens compreensivas da realidade
Mito, religião, senso comum, ciência, arte, filosofia,
- Não se excluem
- Coexistem no nosso cotidiano
- Fontes de conhecimento que historicamente tem maior ou menor ênfase dependendo da época ou do lugar
MITO
“O mito é um tipo de compreensão intuitiva da realidade.” (p18)
- Dispensa argumentos e fundamentações
- Prevalência de Crenças, mistérios
- Transmitidos pela tradição cultural
- Apelo ao sobrenatural (origem divina dos fenômenos)
Estrutura dominante nos povos tribais:
- Abarca o agir, o pensar, o valorar – atuação constante dos deuses.
- Ritualiza todas as atividades.
“[...] no mundo primitivo tudo é mito e tudo se faz por magia.” (p18)
Deixa de ser compreensão abrangente do real à medida que as relações sociais ficam mais complexas:
- O saber torna-se menos mítico e mais racional, o agir menos mágico, mais técnico.
“[...] ainda ocupa lugar de destaque como modo fundamental de todo viver humano.” (p18)
- Oferecidos pela religião, literatura, ideais políticos, mobilizam nossas convicções mais íntimas.
O SENSO COMUM
“Chamamos de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências fecundas continuam sendo levadas a efeito pelos indivíduos da comunidade.” (p19)
- Não é conhecimento inferior “[...]desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida” (p19)
- É fragmentado, difuso, ametódico e assimétrico
O bom senso
- retoma criticamente os saberes e valores recebidos
- não depende de erudição ou estudo, mas da sabedoria
Ideologia
- o que se entende por senso comum nas sociedades em que persiste a dominação ou exploração de um grupo sobre o outro.
- Garante os interesses de classe
A CIENCIA
“Surgiu no século XVII quando Galileu estabeleceu as bases de um revolucionário método científico que transformou a física e a astronomia vigentes desde a Antiguidade grega em ciências modernas.” (p19)
- Experimentação, materialização
- Leis gerais e teorias
- Saber rigoroso e elaborado
- Transformações tecnológicas
- Não exclui outros tipos de conhecimento
- Reduz nossa experiência de mundo “[...] que se constitui também de intuições, imaginação, crenças, emoções e afetividade”. (p19)
A ARTE
- Constitui um entendimento intuitivo de mundo
- Não recorre a conceito logicamente organizados
- Usa recursos que falam ao sentimento e à imaginação
- Imaginação: mediadora entre o vivido e o pensado
A FILOSOFIA
Busca da verdade
O processo de filosofar
“[...] é amplo o campo de indagação da filosofia.” (p20)
- A filosofia tem qualquer tema como objeto de reflexão.
- O filósofo tem um outro olhar para os mesmos temas tratados pela ciência, pela religião e pela arte.
- Filosofia não é um conhecimento, é atitude de questionar certezas e costumes
- O filósofo desestabiliza certezas, questiona as verdades dadas e o que é convencional
- Primeira atitude do filósofo: admirar-se - condição para problematizar
- Dúvida – desencadeadora do processo crítico
- Reflexão filosófica – pensar o já pensado e colocar em questão o que já se conhece.
“Segundo o professor Dermeval Saviane a reflexão propriamente filosófica é radical, rigorosa e de conjunto.” (p20)
- Radical – busca as raízes da questão, explicita os fundamentos do pensar e do agir. “[...] ao questionarmos os fundamentos da educação fazemos filosofia da educação.” (p21)
- Rigorosa – método explicitado, proceder rigoroso que garantem a coerência e o exercício da crítica. Linguagem rigorosa que evita ambiguidade
- De conjunto – relaciona os diversos aspectos do todo, nada escapa ao interesse da filosofia, que pode examinar tudo.
Interdisciplinaridade da filosofia – permite estabelecer o elo entre os diversos tipos do saber e do agir humanos.
“[...] a reflexão e o pensamento crítico não são prerrogativas apenas do filósofo.” (p20)
À ciência compete a função de explicar a realidade, diferentemente a filosofia quer compreender a realidade. Compreensão que supõe a busca do sentido das coisas e da vida, processo de construção do vivido.
“[...] não entendemos o ser humano, o mundo, a vida fora de sua temporalidade. (p21)
ORIGEM DA FILOSOFIA
Começando nas colônias gregas Jônia e magna a filosofia ocidental surgiu na Grécia por volta dose séculos VII e VI a.C.
Antes da filosofia predominava o pensamento mítico, sobretudo representado pelas epopeias de Homero (Ilíada e Odisseia) e Teogonia de Hesíodo.
Pitágoras atribuiu ao novo tipo de reflexão o nome de filosofia. Os gregos inventaram conceitos, estimularam o debate argumentativo dessacralizando a natureza.
Filosofia filha da cidade (Jean Pierre Vernant) “[...]na pólis grega se desenvolveu o gosto pela discussão em praça pública. (p22)
Pré socráticos
- primeiros filósofos - temas cosmológicos
- Anteciparam a filosofia do período clássico, representada por Sócrates, Platão e Aristóteles.
- Começaram a teorizar sobre o universo e a natureza
Período clássico
- Ampliaram-se os temas, refletia-se sobre todos os setores da indagação humana
- “Aristóteles estabeleceu a íntima ligação entre a filosofia e a ciência ao abordar a física, a astronomia e a biologia, o que persistiu durante toda a Antiguidade e a Idade Média “[...] o pensamento de Platão e depois de Aristóteles foram adaptados à visão cristã do mundo medieval.” (p22)
Revolução científica (Sec. XVII)
- Separação entre filosofia e ciência (esvaziamento do conteúdo)
- Especialização do saber - ciências particulares: física, astronomia, química, biologia, psicologia, etc
- Ciências humanas - séc XX
“[...] cada cientista se especializa em recortes do real, o filósofo jamais renuncia considerar o objeto do ponto de vista da totalidade. “[...] cada ciência particular merece da filosofia um outro olhar que possibilite a reflexão do saber e da prática humanos. (p23)
Em todos os setores do conhecimento e da ação, a filosofia está presente como reflexão crítica a respeito desse funcionamento e desse agir.
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