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Filosofia na Grécia Antiga

Por:   •  15/8/2018  •  Exam  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

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Unidade de Aprendizagem: Filosofia na Grécia Antiga

Curso: Filosofia

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Para elaboração desta atividade, você deve, inicialmente, assistir aos seguintes vídeos:

- “Prof Rodolfo - Antiguidade Clássica - Introdução à Civilização Grega”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=91g7p6VvuPE . Acessado em 23/08/15;

- “Prof Rodolfo - Antiguidade Clássica - Esparta.mp4”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AdkgZdz-TJQ. Acessado em 23/08/2015;

- “ATENAS CLÁSSICA - Prof Rodolfo”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=b83vPhrIBkI . Acessado em 23/08/15.

Com base nestes vídeos e em algumas das leituras sugeridas nos Roteiros de estudo, responda as blocos de questões abaixo:

1. Qual (ou quais) civilização(ões) é(são) considerada(s) pelo professor Rodolfo como civilização(ões) pré-grega(s) (0,5);

Civilização cretense, minóica, ou seja, civilização creto-micênica.

2. Que são “génos”? (0,5 pontos);

Génos (comunidades gentílicas) – eram pequenas comunidades familiares provenientes da 1° Diáspora Grega. Constituídas com cerca de trinta membros, ligados por relações familiares e endogâmicas, esses grupos possuíam a propriedade coletiva da terra. Porém, esses grupos passaram a crescer e eram comandados por um líder mais velho, um patriarca (pater). Quanto mais os génos cresceram, menor foi a oferta de terra, pois o relevo é montanhoso.

3. Quais são as principais características da estrutura sócio-política de Esparta, indicadas pelo professor Rodolfo? (0,5);

- Estrutura militarista (sociedade, política, cultura)

- Sociedade estamental (Esparciatas. Para ser um esparciata, teria de ser um latifundiários,descendente de dórios e militares. Estes esparciatas eram os chamado hoplitas, os únicos com direito à cidadania. Depois vinham os periecos, homens pobres, porém livres, de ascendência creto micênica, que não se revoltaram contra a invasão dória. Na base da sociedade espartana ficavam os hilotas, servos da cidade, também descendentes dos creto micênicos, mas estes revoltaram-se contra a invasão dória e acabaram sendo escravizados)

- Economia (agricultura)

- Política -

Oligarquia Militar (Diarquia, ou seja, um rei religioso e um rei militar)

Os reis eram mais simbólicos que efetivos. O rei militar tinha mais importânia, pois liderava o exército naguerra.

Eforato (5 Éforas (5 esparciatas) = Executivo + Judiciário)

Esses cinco possuíam mais poder, inclusive poder de veto sobre o rei.

Gerúsia (28 Gerontes (pessoas mais velhas, idosas) = Legislativo)

Faziam as leis.

Ápela: Assembleia Consultiva

Assembleia formada por esparciatas, sem poder de deliberação, de decisão, apenas de consulta. Dava apenas uma opinião acerca das decisões tomadas pelo eforato.E essa consulta era feita através de palmas. Era mais um processo consultivo que deliberativo.

4. Geralmente, quando recuperamos etimologicamente o termo “democracia”, o radical “dêmos” é apresentado com “povo”, mas o professor Rodolfo apresenta um outro sentido para “dêmos”. Que sentido é este? (0,5 pontos);

O radical dêmos é indicado para falar-se sobre a evolução dos génos. Seguindo o seguinte esquema de evolução, conforme o professor Rodolfo, teremos o seguinte:

GÉNOS = FRÁTRIAS = TRIBOS =DÊMOS.

A lei democrática aprovada por Clístenes (512-510 A.C.) envolveu uma divisão de Atenas (pólis) em demos, ou seja, em grupos de habitantes que teriam uma participação igualitária dentro da política. Cada demo poderia eleger os seus membros. Esses membros participavam de uma assembleia chamada eclesia.

5. Vemos que desde cedo as comunidades gregas da Antiguidade sofrem com problemas de ordem fundiária. Um dos resultados destes problemas é a escravidão de gregos por gregos. Em Atenas, uma sequência de reformas, que culminará na forma democrática, tenta responder a este problema. O que propõe a reforma de Sólon em relação à escravidão por dividas hipotecárias? Que consequências esta reforma de Sólon traz para o contexto ateniense? (1,0 pontos);

Sólon (594 A.C.) foi um grande reformista. Dividindo de forma censitária a sociedade e reestruturando a escravidão por dívidas, mudou algumas características importantes dentro de Atenas. Sendo a principal forma de escravidão em Atenas a escravidão por dívida hipotecária, Sólon proíbe a escravidão hipotecária. Daí em diante, para Atenas conseguir mais escravos, tornar-se-ia necessário uma expansão territorial para a conquista de prisioneiros de guerra, Foi um ganho importante para os atenienses de classes inferiores não tornarem-se mais escravos por dívidas. Isso desagradou as classes atenienses dominantes (em especial os eupátridas, os latifundiários) e levou à uma revolta social dentro de Atenas e levou à um processo chamado Tirania ou Ditadura (560-530 A.C.). Uma série de governantes que chegam ao poder através de golpes (Psístrato, Hípias, Hiparco)até a chegada do grande tirano Clístenes (512-510 A.C.) A lei democrática aprovada por Clístenes (512-510 A.C.) envolveu uma divisão de Atenas (pólis) em demos, ou seja, em grupos de habitantes que teriam uma participação igualitária dentro da política. Isso seria válido para todos considerados cidadãos. Os não cidadãos seriam as mulheres, estrangeiros, crianças e escravos.

6. Num dos poemas de Hesíodo encontramos o relato

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