Fundamentos da Metodologia Científica
Por: Edson Luis • 18/6/2017 • Exam • 871 Palavras (4 Páginas) • 429 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Campus João Pessoa
Prof. Allan Patrick de Lucena Costa
Disciplina: Fundamentos da Metodologia Científica
Aluno: Edson Luis Vieira de Almeida Matricula: 20161380003
Curso: Redes de Computadores
Estudo dirigido 1
Data de entrega: 12/06/2017
São critérios para as atividades de avaliação desta disciplina:
- Pertinência da compreensão em relação à bibliografia do curso;
- Nível de exploração da bibliografia;
- Aspectos metodológicos e da língua – citações, notas, clareza e objetividade da exposição; uso culto e adequado da língua portuguesa.
1 – Explique detalhadamente o que é o correspondentismo e quais suas vantagens e desvantagens.
No princípio essa teoria de Aristóteles era considerada boa pois essa intuição de que algo só será verdadeiro se corresponder a um fato é deduzida de forma intuitiva pelo homem, porém, este pensamento se fundamenta em um fato, só que para existir um fato ele se fundamenta em uma a verdade, logo entramos em um círculo onde uma verdade é defendida por um fato e este fato é defendido por uma verdade. (Verdade -> Fato ->Verdade).
2 – Explique as objeções do coerentismo ao correspondentismo.
No coerentismo não devemos atribuir como veradade coisas que não são do mesmo tipo, o coerentismo prega que para uma proposição ser verdade devemos analisar essa proposição dentro de um conjunto, pois devemos comparar coisas de naturezas iguais que estão integradas no mesmo conjunto para só assim podermos encontrar e justificar está verdade, logo cada verdade só terá coerência se for analisada dentro de seu conjunto. Podemos ter conjuntos que falam da mesma coisa só que de maneira distinta.
3 – Explique detalhadamente a crítica de Edmund Gettier à definição tripartite do conhecimento.
Ele critica a teoria de conhecimento de forma que não devemos acreditar na verdade baseada apenas em uma crença que é verdadeiramente justificada, porque as vezes essa crença pode falhar ou ser erronia. Como você tem que essa crença será sempre verdade caso essa crença falhe ela deixará de ser verdade só que como o indivíduo tende a crer nessa verdade ele irá errar.
4 – Explique o percurso do pensamento cartesiano até a sua primeira certeza.
Descartes afirma que se as sensações me enganaram uma vez elas pode sempre me enganar, logo, elas não devem ser usadas como forma de conhecimento, duvida da realidade externa e da realidade do seu corpo, pois podemos ter sonhos tão perfeitos a ponto de nos enganar, o cogito de descartes-penso logo existo, defende que ele tem consciência de si mesmo, ele afirma que deus é infinito e o homem é finito, ele só é finito porque um ser infinito (Deus) o fez assim.
5 – Por que razão pensa Hume que a causalidade não pode ser definida como uma conexão necessária entre duas coisas?
Para Hume a relação de casualidade é ligação com algo que aconteceu no passado com o indivíduo a experiência passada cria uma conexão mental; a ideia de relação causal de Hume vem de uma impressão reflexiva e é transformada em uma crença imaginária. Analisando os conceitos de impressões e ideias, sobre os quais Hume cria sua teoria da percepção, a noção de causalidade é um modo; uma concepção de causalidade assentada na crença e nos hábitos de percepção, o que temos é a impressão de relação entre objetos ou eventos e não a de conexão entre os mesmos como a defendida anteriormente.
...