Grandes Cientistas Da Ciência Moderna
Casos: Grandes Cientistas Da Ciência Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizamalaquias • 3/12/2013 • 2.644 Palavras (11 Páginas) • 1.215 Visualizações
Grandes Cientistas da ciência moderna
1) BACON
Francis Bacon- (1561-1626) nasceu no dia 22 de janeiro em Londres, na casa de seu pai, Nicholas Bacon que ocupou um cargo de importância no reinado de Elizabeth I. Bacon também participou ativamente da política. A mãe de Bacon foi lady Anne Cooke ela era linguista e teóloga, e não tinha dificuldade em se corresponder em grego com bispos. Tornou-se instrutora do filho e não poupou esforços para que ele tivesse instrução.
Bacon frequentou a Universidade de Cambridge, e viveu também em Paris, onde começou a sua carreira de homem político e jurista, antes sob a rainha Isabel, e, depois sob Jaime I, subindo até aos mais altos cargos, advogado geral em 1613, membro do Conselho particular em 1616, chanceler do reino em 1618, foi agraciado por Jaime I com os títulos de Barão de Verulamo e Visconde de S. Albano. Entretanto foi acusado de concussão e condenado pelo Parlamento a uma multa perdoada pelo rei, retirou-se para as suas terras, dedicando-se inteiramente ao estudo, vindo a falecer em 1626. Teve uma inteligência muito esclarecida, convencido da sua missão de cientista, segundo o espírito positivo e prático da mentalidade anglo-saxônica.
Tinha ideias de transformar a filosofia em uma coisa fértil, iluminada e a favor do bem do homem. O homem já havia sofrido demais em nome dos dogmas religiosos. Esse rigor havia sido criticado durante o Renascimento e Bacon o achava improdutivo. Era preciso uma filosofia a favor do avanço das ciências. Bacon foi um entusiasta das novas invenções, como a bússola, a arma de pólvora e a imprensa.
Foi o iniciador do empirismo em que consiste na experiência e no método dedutivo de tal modo, que o transcendente e a razão acabam por desaparecer na sombra. Falta-lhe, no entanto, a consciência crítica do empirismo, que foram aos poucos conquistando os seus sucessores e discípulos.
2) GALILEU GALILEI
Galileu foi físico, astrônomo, matemático e filosofo. Nasceu em 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, Itália. Filho de uma família muito pobre, Galileu aos 10 anos foi enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, onde permaneceu até 1581, quando seu pai o matriculou no curso de medicina na Universidade de Pisa, por ser esta uma profissão muito lucrativa. Mas depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina.
Galileu sempre foi muito dedicado aos estudos sobre os movimentos dos corpos. Foi ele o cientista que moldou as bases para que Isaac Newton descrevesse as três leis que explicam os movimentos dos corpos do universo. Diz à história que, certa vez, Galileu estava observando as oscilações de um lustre da Catedral de Pisa quando teve a ideia de fazer medidas do tempo de oscilação. Como naquela época ainda não haviam inventado o relógio e nem o cronômetro, Galilei fez a contagem do tempo de oscilação comparando-o com a contagem das batidas de seu próprio pulso. Fazendo isso ele verificou que mesmo quando as oscilações ficavam cada vez menores o tempo delas era sempre o mesmo.
É considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática. Passou a ser um dos pais da mecânica, parte da física que estuda os movimentos e suas causas e utilizando-se das suas observações, do raciocínio lógico e das experimentações, sempre fundamentou muito bem suas conclusões. Essa maneira de proceder ficou conhecida como método experimental e Galileu conhecido como o pai da experimentação e considerado o precursor da revolução na Física a partir do século XVII.
Algumas descobertas acabaram por contrariar as crenças filosóficas e religiosas da época. Por esse motivo e pela publicação do livro Diálogos sobre os dois Grandes Sistemas do Mundo, que foi incluído no Index (lista de livros proibidos pela Igreja) Galileu, mesmo sendo católico fiel foi preso e condenado por heresia. Para evitar que fosse morto ele renegou suas ideias, mas mesmo assim foi obrigado a ficar confinado em sua casa, em Arcetri, perto de Florença, onde morreu no ano de 1642, completamente cego.
3) NEWTON
Isaac Newton nasceu prematuramente no dia de Natal de 1642, no mesmo ano em que faleceu Galileu. O pai tinha morrido pouco antes do seu nascimento e a mãe voltou a casar-se quando ele tinha três anos. Foi educado pela avó e frequentou a escola em Woolsthorpe. Quando completou catorze anos, a mãe viúva pela segunda vez regressa a Woolsthorpe com os três filhos do segundo casamento. Enquanto frequenta a Grantham Grammar School, Newton é encarregado de ajudar na gestão dos negócios da família, o que não lhe agrada.
Divide o seu tempo entre os livros e a construção de engenhosos entretenimentos como, por exemplo, um moinho de vento em miniatura ou, um relógio de água. Um tio materno ao aperceber-se do seu talento extraordinário convenceu a mãe de Newton a matriculá-lo em Cambridge.
Ingressou no Trinity Collegeem Junho de 1661. Nos primeiros meses de 1665 exprimiu funções em termos de séries infinitas. Durante 1665/1666, após ter obtido o seu grau de Bacharel, o Trinity College foi encerrado devido à peste. Este foi para Newton o período mais produtivo, pois, nesses meses na sua casa de Lincolnshire, realizou quatro das suas principais descobertas:
O teorema binomial, O cálculo, A lei da gravitação e A natureza das cores.
Já em 1668 tinha construído com as suas próprias mãos um telescópio de espelho muito eficaz e de pequeno tamanho. Utilizou-o para observar os satélites de Júpiter e, possivelmente, para comprovar a universalidade da sua lei da gravitação universal.
Newton não teve qualquer cuidado com a saúde, esquecendo-se das refeições diárias e até de dormir. No Outono de 1692, Newton adoece seriamente. A aversão à comida e as insônias persistentes conduzem-no para perto do colapso total. Newton recupera a saúde em finais de 1693 para a felicidade dos seus amigos, incluindo aquele que mais tarde se tornaria o seu maior inimigo, Leibinz.
Poucas semanas antes da sua morte, Newtonpresidiu a uma seção da Real Society. Foi eleito sócio estrangeiro da Academia das Ciências Francesa em 1699. Faleceu a vinte de Março de 1727, entre a uma ou duas da manhã, durante o sono, com oitenta e cinco anos. Teve direito ao elogio fúnebre oficial pronunciado pelo secretário da Academia, Bernard leBovier de Fontenelle. Foi sepultado no Panteão de Londres, junto
...