Hegel
Artigos Científicos: Hegel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaynaafernanda • 30/9/2013 • 230 Palavras (1 Páginas) • 1.532 Visualizações
“O racional é real. O real é racional.” - Hegel
Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em 1770 e morreu em 1831 na Alemanha, foi um importante filósofo alemão.
Dizia que as concepções filosóficas do passado eram sem vida, não históricas e desagradáveis. Por isso, defendeu a forte ligação entre História e Filosofia.
A realidade para Hegel é dinâmica, que em seu movimento apresenta momentos contraditórios, levando ao auto-enriquecimento.
Esse movimento foi denominado por ele de dialética, que diferente de Platão, para ele, não é a forma de pensar a realidade, mas sim o movimento real da realidade. É um contínuo devir, no qual um momento prepara o outro, mas, para que esse outro momento aconteça, o anterior tem de ser negado.
Compreender a dialética da realidade, segundo Hegel, exige um trabalho árduo da razão. Ele ainda afirma que quem alcança o saber absoluto atinge a razão. Desse modo, a razão alcançaria a consciência da unidade entre ser e pensar, harmonizando subjetividade e objetividade. A realidade é capaz de ser expressa em categorias reais.
O pensamento dele se apresenta, assim, como um grande sistema, que permite pensar tanto a natureza, a realidade física, quanto o Espírito.
Interesses principais:
- Lógica
- Filosofia da História
- Religião
- Metafísica
- Epistemologia
- Filosofia Política
Obras Principais
- Fenomenologia do Espírito - 1806
- Ciência da Lógica - 1812-1816
- Enciclopédia das Ciências Filosóficas, 1817-1830
- Elementos da Filosofia do Direito - 1817-1830
Frases:
...