Historia Da Psicologia
Trabalho Universitário: Historia Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: melogela • 25/3/2015 • 641 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
Psicologia - Na Antiguidade
Platão
O filósofo Platão (c.427-347 a.C.) aproveitou as idéias dos órficos e deu-lhes um novo desenvolvimento. Segundo ele, a alma era semelhante ao ar e insuflava vida no corpo. Partia da tese segundo a qual a alma era constituída por três partes:
1° - Uma alma apetitiva e provedora, com sede no baixo ventre;
2° - Uma alma irascível e resoluta, que se encontrava no tórax;
3° - E uma alma racional ou pensante, que tem sua sede na cabeça.
Apenas a alma pensante é imortal e pode separar-se do corpo após a morte.
História Da Psicologia - Antiguidade
Já na Antiguidade, existiam teorias sobre a constituição da alma. Na Grécia, por volta de 600 a. C., deu-se uma crescente difusão do movimento órfico. Os órficos, como seus seguidores eram chamados, veneravam Orfeu como um semideus que incorporava a síntese entre arte poética, ciência e religião. Os órficos estavam convencidos de que a alma podia levar uma vida autônoma separada do corpo.
Acreditavam que a alma era capaz de migrar de corpo em corpo bem como em sua imortalidade. Também os sonhos possuíam um elevado valor para eles. À alma era atribuída à faculdade de deixar o corpo durante o sono, de modo que os sonhos noturnos eram considerados vivências da alma num mundo do além.
Psicologia na antiguidade
• Enviado por beatrizmalavoti
• 19/03/2014
• 447 Palavras
Psicologia na Antiguidade
A psicologia deu os seus primeiros passos na antiguidade clássica, mais precisamente na Grécia Antiga. O próprio termo psicologia vem do grego psyché (alma), e de logos(razão), portanto psicologia significa "estudo da alma". Foi lá que o homem começou a olhar para si próprio, para se compreender, e a olhar para o mundo, foi assim que surgiram os primeiros mestres dafilosofia. Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. Havia uma oposição entre os idealistas (a idéia forma o mundo) e os materialistas(a matéria que forma o mundo já é dada para percepção). Só no fim do século XVI (1590) que aparece o termo psicologia, introduzido por Rudolph Goclenius. Essa época foi marcada por muito conflito porcausa de terra, alimentos e mulheres, as tribos ou comunas mais fortes atacava as mais fracas em busca de comida e mulheres e fazia os homens mais fortes de escravos, matavam-se os velhos e ascrianças.
Mas é com Sócrates (469-399 a.c) que a psicologia na Antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem do animal. Desta forma, postulava que a principalcaracterística humana era a razão com a distinção entre o conhecimento sensorial e racional utilizando a argumentação
...