Humanismo
Resenha: Humanismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nivaldoelias • 14/10/2013 • Resenha • 227 Palavras (1 Páginas) • 559 Visualizações
O humanismo surgiu como uma filosofia moral que coloca os seres humanos em destaque de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos iluministas do século XVII.
Na década de 50 surgiu a psicologia humanista, como uma reação às idéias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela psicanálise; e ensinou que o ser humano possui em si uma força de auto-realização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. A psicologia humanista é um lado da psicologia em geral, e da psicoterapia } em particular.
A psicologia humanista afirma que a força da auto-realização é uma força inerente a todo ser humano e muitas vezes, no entanto, é impedida por fatores externos de se desenvolver plenamente. Assim, esse ramo da psicologia busca uma humanização da psique humanização da psique processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.
Os pressupostos do Humanismo são: O ser humano é mais do que a soma de suas partes tomadas indivudalmente; Ele vive em relações interpessoais; Ele é um ser consciente e pode desenvolver sua percepção; Ele pode decidir-se; Ele comporta-se de maneira intencional.
...