INTRODUÇÃO A FILOSOFIA MORAL
Por: ruansantana100 • 6/3/2016 • Relatório de pesquisa • 669 Palavras (3 Páginas) • 937 Visualizações
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA MORAL
Na história da humanidade, existiram pessoas que lideraram milhares com seus ideais e deixaram seu legado até hoje. Gandhi, Lincon e Martin Luther King foram grandes lideres e libertadores da consciência .Em tese, todos eram pacifistas, pregavam a tolerância, o respeito as diferenças, e o bem viver entre a humanidade.
Mahatma Gandhi
Influenciou mais de 350 milhões de pessoas em um revolução pacífica. Durante 20 anos, ele lutou em uma não-guerra sendo a voz do povo e mobilizando líderes de outros países. Conseguiu que a Índia se tornasse um país independente. Seus ideais de paz e de uma vida natural são exemplos para milhares de pessoas em todo mundo, até hoje.
Abraham Lincoln
Considerado o maior presidente americano que já existiu, ele foi o responsável por abolir a escravidão, administrar os Estados Unidos durante a Guerra Civil e modernizar a economia do país.
Martin Luther King
Teve milhares ao seu lado durante a luta pelo fim da desigualdade social, com seus protestos e discursos motivadores. Uma das frases mais famosas que existem foi dita por ele “Eu tenho um sonho”.
Valores
Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Desde que nascemos nos é ensinado o que é certo ou errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Esses valores não são uma ciência exata pois vem de diferentes formas dependendo da onde se está os valores sofrem variáveis de cultura .
Os valores não são hierárquicos pois são conflitantes e angustiantes, exemplo:
a transparência valor bem vindo na relação conjugal , porem no jogo de cartas a transparência não é bem vinda .
outro exemplo , em um campo militar a disciplina é o valor mais importante , enquanto no asilo o sossego é o valor a ser considerado .
Moral
Enquanto no campo da ética estão as noções de felicidade, caráter, virtudes, valores a serem considerados entes de qualquer ação, ética é a ciência para o convívio inteligente entre os seres.
Já a moral são as regras, as normas de convivência justa ela determina quais os deveres do homem uns em relação aos outros , independente do objetivo ético de casa um.
Ex : um homem pode querer enriquecer , mas enriquecer de forma a que obteve de forma injusta bens de outras pessoas, prejudicando o proximo é imoral .
Caráter histórico e social da moral
A moral não está baseada em valores absolutos, mas sim em valores que podem se modificar através do tempo em uma mesma sociedade, ou seja, o que era considerado bom pela sociedade pode passar a ser considerado mau ou vice-versa.
Por exemplo uma sociedade que antes condenava o aborto por considerá-lo imoral com o passar do tempo pode tornar-se moralmente aceitável pelos membros integrantes dessa mesma sociedade. Outro exemplo é o da escravidão a sociedade brasileira considerava moralmente aceitável a escravidão na época imperial, abominando esse mesmo ato na época atual.
...