Ideologia. PROCEDIMENTOS DE IDEOLOGIA
Projeto de pesquisa: Ideologia. PROCEDIMENTOS DE IDEOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriizmendees • 8/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 1.477 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL BOLIVAR TINOCO MINEIRO
Ensino Médio Disciplina de Filosofia
Beatriz Mendes Pereira
IDEOLOGIA
Belo Horizonte
2014
Beatriz Mendes Pereira
IDEOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia,
da Escola Estadual Bolívar Tinoco Mineiro.
Orientador: Diego de Lima Diaz
Belo Horizonte
2014
Melhor um princípio que não é aceito por ninguém, do que uma falsa ideologia de vida em que você engana a si próprio!
(Samuel Santana Silva
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................03
1 A IDEOLOGIA................................................................................................03
2 OS PROCEDIMENTOS DA IDEOLOGIA.......................................................03
REFERÊNCIAS.................................................................................................05
Introdução
O que é ideologia? “Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos”. “A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.”Essas ideias são valores que os homens criam segundo as suas condições materiais de existência. E esses valores são criados com um fim bem específico, que não é o de explicar a realidade, mas manter o status da propriedade privada e dos donos dos meios de produção. Daí deriva a noção de Ideologia.
Para Marilena Chauí ideologia é o resultado de uma elaboração intelectual sobre realidade, feito pelos pensadores ou intelectuais da sociedade, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe dominante de sua sociedade. Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum é a ideologia.
INTRODUÇÃO
O presente texto busca apresentar o conceito de ideologia apresentado por Marilena Chauí no livro “Iniciação à Filosofia” publicado pela Editora Ática em 2010.
Primeiramente apontaremos o conceito e suas funções. Em seguida, detalharemos os procedimentos elencados pela autora destacando os termos “inversão”, “imaginário social” e “uso do silencio” na Ideologia.
1 A IDEOLOGIA
Segundo Marilena Chauí, ideologia é “o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe dominante de sua sociedade”.
É a partir da ideologia que os pontos de vista, as opiniões ou ideias de uma determinada classe social se tornam imperativas para as demais já que a “alienação social” cria “explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida”.
Chauí aponta que a função principal da ideologia é “ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas dando-lhes a aparência de indivisão social e de diferenças naturais entre os seres humanos.”
A autora destaca que a indivisão social das classes nos leva a crer que somos todos iguais já que integramos a ideia de “humanidade”, “nação” “raça”. Da mesma maneira que “as diferenças sociais, econômicas e politicas” são justificadas por diferenças individuais dos talentos e capacidades. Ou seja, a “produção ideológica da ilusão social” faz com que as classes sociais aceitem as condições em que vivem, sem discussão, fazendo com que tudo pareça normal, desconsiderando as contradições políticas, econômicas e sociais. É a partir da ideologia que os sujeitos são levados a crer que o seu papel na sociedade já esta determinado e que a transformação
...