ImMANUEL KANT
Dissertações: ImMANUEL KANT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lrsribeiro • 24/10/2013 • 764 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
Immanuel kant
Resenha sobre o capítulo “Sobre a Educação Pratica” do livro Sobre a pedagogia de Immanuel Kant
CLAUDIA DE PAIVA BARROSO
A concepção de Educação que Kant apresenta em seu livro perpassa aspectos intelectuais, morais e religiosos. Ele se preocupa, sobretudo, com a conduta do homem.
Ao iniciar o capítulo, Kant explana as três coisas imprescindíveis para uma educação prática: a habilidade, a prudência e a moralidade. Para ele, a habilidade tem que ser fundada e tem que ter o poder de fomentar nos alunos o hábito de pensar. A prudência é considerada a arte de se aplicar essa habilidade. E a moralidade diz respeito ao caráter.
Retomando a questão do conhecimento sólido a ser produzido na educação, Kant utiliza o termo “festina lente”, que engloba favoravelmente a demanda educacional contemporânea brasileira. Infelizmente, na educação brasileira, há uma pressa por trabalhar conteúdos demasiadamente e não há uma preocupação com a solidificação do conhecimento. Ensina-se muito em questão de quantidade, e aprende-se pouco em questão de qualidade. Ao utilizar essa expressão, que significa “Apressa-te devagar”, ele esclarece que para se aprender com profundidade é necessário se dedicar tempo.
É fato que estamos atrasados diante de um mundo tão desenvolvido, portanto devemos nos apressar sim, todavia, não se deve fazer tudo de qualquer jeito, mas deve-se fazer com precisão respeitando o tempo necessário para que o bom
SUMÁRIO
Immanuel Kant Vida ......................................................................................... 2
Ideologia de Kant ............................................................................................... 2
Filosofia de Kant ................................................................................................ 2
Filosofia Crítica ................................................................................................. 3
Contribuição de Kant na educação ................................................................. 3
Bibliografia de Kant (Obras) ........................................................................... 3
Interesses ........................................................................................................... 4
Suas Influências Foram ................................................................................... 4
Foi Influênciado por ........................................................................................ 4
Referencias Bibliográficas ................................................................................ 5
Immanuel Kant
Vida
Immanuel Kant nascido em 22 de abril de 1724 em Konigsberg, morreu em 12 de fevereiro de 1804 aos 79 anos ,dois meses antes de completar 80 anos.
Kant era o mais velho de nove irmãos e após a morte do seu pai, teve que sair atrás de emprego para ajudar no sustento da família, então começou a dar aulas particulares.
Lecionou lógica, metafisica, filosofia moral, matemática e geografia.
Ideologia de Kant
Kant tinha em pensamento o conceito de dignidade da pessoa humana, ele lutava pela liberdade e igualdade, estabelecia lei que garantia uma boa ação e ele usava sempre a razão para praticar a ação. Kant deixava bem claro que o único motivo para que a ação fosse boa, a ação deve ser praticada conforme o dever e a ação deve ser praticada por amor ao dever.
Filosofia de Kant
Esta fase dura até 1770, é conhecida como filosofia dogmática, que são as idéias colocadas e são apresentadas como corretas e indiscutíveis.
Kant determina suas três formulações que são nossas obrigações morais.
• Lei Universal: agir somente em total concordância para até um ponto que tu queiras tornar uma lei universal.
• Formula da Humanidade: diz age por forma a que uses a humanidade, quer
...