Infecção Trato Urinario
Artigo: Infecção Trato Urinario. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joiceoliveira89 • 7/12/2014 • 698 Palavras (3 Páginas) • 321 Visualizações
Epidemiologia e Medidas Preventivas das Infecções do Trato Urinário
Prevenção e Controle das Infecções das Instituições de Saúde
2014
RESUMO
A infecção urinária ou ainda infecção do trato urinário, ou ITU, pode acontecer em qualquer parte do trato urinário. As infecções do trato urinário têm nomes diferentes de acordo com a parte do trato urinário infectada.
• Bexiga uma infecção na bexiga também é chamada de cistite ou infecção da bexiga
• Rins - uma infecção de um ou de ambos os rins é chamada de pielonefrite ou infecção renal
• Ureteres - os tubos que levam a urina de cada um dos rins até a bexiga raramente são um lugar de infecção
• Uretra - uma infecção do tubo que drena a urina da bexiga para fora do corpo é chamada de uretrite
A infecção urinária é causada por germes, em geral bactérias que entram pela uretra e chegam até a bexiga. Isso pode levar a uma infecção, mais comumente na própria bexiga, que pode se propagar até os rins.
Na maioria das vezes, o corpo consegue eliminar as bactérias. Porém, algumas doenças podem aumentar o risco de uma infecção urinária.
As mulheres tendem a ter infecções urinárias mais freqüentes porque sua uretra é mais curta e mais próxima ao ânus que a dos homens. Por causa disso, as mulheres têm maior probabilidade de ter infecções depois da atividade sexual ou ao usar um diafragma como contraceptivo. A menopausa também aumenta o risco de uma ITU.
INTRODUÇÃO
Os principais fatores de risco associados às ITU são:
sexo feminino, idade avançada, disfunções anatômicas e
fisiológicas do trato urinário e doenças subjacentes severas, como diabetes. Mas, sem dúvida, a grande maioria destas infecções, cerca de 80%, está associada ao cateterismo do trato urinário e sua duração.
A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia extremamente freqüente, que ocorre em todas as idades, do neonato ao idoso, mas durante o primeiro ano de vida, devido ao maior número de malformações congênitas, especialmente válvula de uretra posterior; acomete preferencialmente o sexo masculino. A partir deste período, durante toda a infância e principalmente na fase pré-escolar, as meninas são acometidas por ITU 10 a 20 vezes mais do que os meninos.
Na vida adulta, a incidência de ITU se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionado à atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa, de forma que 48% das mulheres apresentam
...