TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução - pra que filosofar

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO: PARA QUE FILOSOFAR?

Neste item, serão abordadas as seguintes questões:

1. Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?

2. Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?

3. O que é e como é a reflexão filosófica?

4. Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?

5. Que significa dizer que a filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?

6. Explique a definição da Filosofia como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.

7. Explique por que a atividade filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica.

8. Qual é a utilidade da Filosofia?

1. Quando passamos da atitude costumeira a atitude filosófica?

Para a Filosofia, a dúvida representa o início de um profundo exame minucioso acerca de um conhecimento. Nas aulas, aprendeu-se que o pensar filosoficamente está direcionado ao fato de que todas as “verdades” podem ser submetidas à dúvida, posto que toda “verdade” é questionável no que diz respeito à sua fragilidade e veracidade.

Ao tomarmos a decisão de nos distanciarmos das verdades da vida cotidiana, e passarmos a indagar as nossas crenças e os sentimentos que alimentam a nossa existência, estamos adotando uma atitude filosófica.

Portanto, diante do estudo da relação entre atitude costumeira x atitude filosófica, a equipe compreendeu que a atitude filosófica é o desenvolvimento da capacidade de nós, os seres humanos, questionar as “verdades” dadas e vividas por nós.

Portanto, chegamos à conclusão de que a partir do momento que apreendemos a fazer uma análise profunda acerca de nossa existência, nos questionando sobre a realidade dada e vivida por nós, dando um novo viés para nosso conhecimento estamos tendo uma atitude filosófica. Atitude filosófica é descontruir algo que nos foi dado e reconstruir de forma consistente, concisa e dialógica com nossas peculiaridades a partir da nossa vivência e do conhecimento sobre si e sobre o mundo que nos rodeia

2. Quais as três principais perguntas que caracterizam a atitude filosófica?

Partindo do pressuposto de que a Filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele, três perguntas são fundamentais para compreender a atitude filosófica: O que?, Como? e Por que?

Com base no texto de Chauí (2000), esclarece que independente do conteúdo analisado, as características do pensar filosófico podem ser assim compreendidas, quando se questiona “o que a coisa, ou o valor, ou a ideia, é, como a coisa, a ideia ou o valor, é; e, por que a coisa, a ideia ou o valor, existe e é como é. (CHAUÍ, 2000, p.11-12).

Nesse sentido, ao longo das aulas e das discussões em grupo, foi possível compreender que a atitude filosófica, se inicia quando nos indagamos sobre o mundo que nos rodeia, bem como as relações que mantemos com ele. Tais indagações vão de encontro ao desenvolvimento de atitude crítica  e autônoma a respeito da nossa capacidade de pensar (o que é pensar, como é pensar, por que há o pensar?)

Por fim, por ser uma volta que o pensamento realiza sobre si mesmo, a Filosofia se realiza como reflexão, o que nos remete a próxima questão, que é compreender a reflexão filosófica.

3. O que é e como é a reflexão filosófica?

A reflexão filosófica é um movimento que envolve tanto a reflexão sobre si, para conhecer-se a si mesmo, quanto para a reflexão que mantemos com a realidade que nos envolve como forma de direcionar nossas relações com os outros seres humanos, demais seres vivos, as coisas, os fatos e acontecimentos.

Desse modo, a reflexão filosófica foi considerada pela equipe de estudos, como a necessidade de refletir sobre as formas estagnadas e definidas de pensamento e relações humanas, tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações. Assim, a reflexão filosófica nos orienta na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele, e na capacidade de conhecermos a nós mesmos.

4. Quais os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica?

De acordo com Chauí (2000, p. 12), a reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões. São elas:

1. Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos?

2. O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?

3. Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?

Ao realizar o debate sobre as questões acima, o grupo observou que essas três questões podem ser resumidas em: O que é pensar, falar e agir?. Tal perspectiva de reflexão, serviu para repensarmos se nossas crenças cotidianas são ou não um saber verdadeiro, um conhecimento. Ou seja, não somos somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se comunicam e relacionam com os outros seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com