Jean Paul -Biografia
Ensaios: Jean Paul -Biografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirielly • 27/3/2015 • 436 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Jean-Paul Sartre, Filósofo existencialista-uma doutrina filosófica- Francês e também professor, nasceu em Paris no dia 21 de junho de 1905.Seu pai oficial da marinha morreu de uma febre contraída no Oriente em 1907, deixou-o aos dois anos de idade, assim sua mãe e ele mudou-se para a casa de seu avô materno em Meudon, após 4 anos retorna a Paris.
Aos 19 anos entra na escola Normal Superior no curso de Filosofia, onde conheceu Simone de Beauvoir, sua futura esposa que se tornou uma das mais famosas escritoras.
Sartre se tornou professor de filosofia, em sua horas vagas adorava escrever. Depois de várias tentativas conseguiu publicar uma novela “O muro” em 1937, publicou seu primeiro romance “A Náusea” [Imagem A1] em 1983, que se trata da falta de sentido das relações entre as pessoa. Logo ganhou uma bolsa de estudo e foi estudar em Berlim no Instituto Frances, com isso decidiu aprofundar seus conhecimentos em filosofia.
Participou da Segunda Guerra Mundial no ano de 1940 servindo como meteorologista. Foi feito prisioneiro pelos Alemãs e envidado para um campo de concentração de Trier na Alemanha. Conseguiu ser liberto se passando por um civil [Imagem A2].
Logo depois que saiu da prisão fundou um movimento “Socialismo e Liberdade” [Foto A4], a fim de colaborar com a resistência, e contra a ocupação a ocupação Alemã e colaboracionistas franceses. Em 1943 no mês de Março, no período em que a França era dominada pelas forças nazistas, encenou sua primeira peça de teatro “As moscas” [Imagem A3], que foi baseada numa lenda grega, que se chama: Oristes, Um menino, seu objetivo é vingar a morte de seu pai, assassinado pela sua mãe, e pelo seu amante, e após cometer o crime enviaram sua irmã como escrava. Essa peça traz reflexões sobre a dominação nazistas, sobre a liberdade do homem.
No mesmo ano, Sartre publicou a obra “O ser e o Nada”, onde fala-se do sua
04
conceito de “liberdade’, da sua classificação de “Em-se” e “Para-si”.
Após a Segunda Guerra Mundial funda a revista “Os Tempos Modernos”, com Merleau-Ponty e outros intelectuais, falando sobre os principais problemas da época [Imagem A4].
Em 1964 ganhou o prêmio Nobel de Literatura, mas o recusou, por acreditar que “nenhum escritor pode ser transformado em instituição”. Logo em seguida publica um texto falando o por que tomou esta atitude, fala que foi pelos seus motivos pessoais e objetivo.
Durante a revolta estudantil, ficou ao lado de seus estudantes em 1968, quando os jovens decidiram viver de acordo com seu próprios valores, se revoltaram em Paris.
Em 1980 Sartre Faleceu em sua cidade natal no dia 15 de abril de 1980, aos 70 anos de idade.
...