Resenha Jean Paul Sartre
Por: jkdany • 5/5/2015 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 1.169 Visualizações
Jean Paul Sartre
Segundo Sartre, não há determinismo em relação à realidade humana, isto é, somente a liberdade é determinante. O homem, numa escolha livre e situada, faz a si mesmo. Não há, portanto, uma natureza humana. “A existência precede a essência”.
Assim, na visão sartreana, o fato da existência preceder a essência, ocorre única exclusivamente, somente se ele é livre, ao contrário dos outros seres que são predeterminados. Somente o homem existe, as outras coisas não, elas apenas são.
Sartre afirma que o existencialismo é um humanismo. Humanismo, porque recordamos ao homem que não existe outro legislador a não ser ele próprio.
O homem escolhe o que projeta ser, usando de sua liberdade. E os seus valores serão criados através da escolha por ele feita, escolha da qual não há como fugir, pois mesmo a recusa em não escolher já é uma escolha. Portanto, para Sartre, o único fundamento do ser é a liberdade.
A liberdade, no existencialismo, possuía capacidade do sujeito encaminhar o que será de sua vida, responsabilizando-o por seus atos.
O existencialismo de Sartre procura explicar todos os aspectos da experiência humana, baseando-se principalmente na fenomenologia de Husserl e em “ser e tempo” de Heidegger. Ele é o único filosofo que aceita a palavra existencialismo para designar a sua própria doutrina.
Para Sartre, cada pessoa tem um projeto diferente, e isso faz com que elas entrem em conflito sempre que os projetos se sobrepõem e, a partir daí, se enxerguem através dos olhos das outras pessoas para conseguir se perceber como parte do mundo.
Referencias Bibliográficas
http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/revistalable/numero1/ilda9.pdf
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAybYAC/existencialismo-sartre#
...