Karl Marx: pensador principal da sociologia
Por: Herbert Silva • 30/10/2019 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Os principais pensadores da sociologia são: Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber
Porem, antes de Comte nomeá-los como pensadores, haviam outros pensadores que desenvolveram estudos que influenciaram a fundação desta ciência.
De origem alemã, Karl Marx é conhecido por obras que falam sobre economia, política, direito e trabalho. Uma de suas principais contribuições é a teoria do valor trabalho, que analisa o que é a mais valia.
Quando Karl Marx fala de alienação, ele se refere às consequências do trabalhador com aquilo que ele produz. De certa forma, trata-se do abismo entre os aprendem apenas para cumprir uma função no sistema de produção e ter uma formação que realmente o ajude a exercer suas potencialidades.
Mesmo estando em um tempo mais moderno do que a de Marx, o marxismo ainda é muito presente não só no Brasil como no mundo todo.
Como foi dito por Karl Marx, sua humanização forçada devido aos avanços sociais promovidos pelas sucessivas vitórias do socialismo revolucionário, no século XX, do Estado, para que o mesmo deixasse de ser uma “agência dos negócios da burguesia” e passasse a legitimar os interesses da maioria da população, que é a classe trabalhadora; enfim, se implantasse, assim, pela primeira vez na história, a verdadeira democracia enquanto governo do povo, para o povo e pelo povo.
De origem francesa, Emile Durkheim é considerado o pai da sociologia moderna. O primeiro curso de sociologia foi criado em 1887, em Bordeaux, por Durkheim. Suas ideias e contribuições ajudaram a moldar o jeito de como a sociologia e seus métodos são usados como referência para a ciência.
Émile Durkheim sempre buscou compreender quais são os fatores que unem os indivíduos para fazer uma sociedade. Os principais temas de seus trabalhos são: Direito, educação, moral e trabalho.
A sua obra mais importante no mundo da filosofia é que a difere a sociologia da psicologia e da própria filosofia.
Durkheim propõe em seu métodos científicos a observação imparcial e objetiva para conhecer os fatos sociais. Por exemplo, no caso do centro popular onde, segundo denúncias, ocorre livre acesso a drogas, inúmeras brigas e relações sexuais ocorrem sem o menor pudor, seria necessário a analise empírica de todos esses acontecimentos para se chegar a uma conclusão acerca desse lugar e dessas pessoas. Da mesma forma que essas atitudes podem ser erradas para a sociedade ocidental, poderiam se tratar de hábitos comuns a povos do interior da África, por exemplo; daí a importância da observação como método de pesquisa.
Por fim, Max Weber tem como principais contribuições análises sobre o grau de organização das sociedades modernas, burocráticas e racionalizadas. Mas ao mesmo tempo ele apontava para os limites deste processo, reduzindo as liberdades individuais, a escolha pessoal, a fé.
...