LETRAMENTO E ALFABETIZAÇAO
Exames: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudeteramos • 14/11/2013 • 469 Palavras (2 Páginas) • 540 Visualizações
HISTÓRIA EM QUADRINHOS:
Ao falarmos sobre histórias em quadrinhos, lembramos daquelas fantásticas e divertidas trazidas pelos gibis, não é verdade?
Elas compõem o quadro dos chamados textos narrativos, onde a história se passa com diferentes tipos de personagens, ocorridas em determinado local, durante certo espaço de tempo.
Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor. Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.
Elas possuem características específicas. Vamos conhecê-las?
*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um caro ou buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor.
ATIVIDADES ORAL E ESCRITA:
O trabalho didático de análise lingüística se organiza a partir da exploração ativa e a
observação de regularidades no funcionamento da linguagem. Isso é o contrário de
partir da definição para chegar à análise (como tradicionalmente se costuma fazer).
Trata-se de situações em que se busca a adequação da fala ou da escrita própria e
alheia, a análise sobre a utilidade ou adequação de certas expressões no uso oral
ou escrito, comentários sobre formas de falar ou escrever, a análise da pertinência
de certas substituições de enunciados, a imitação da linguagem utilizada por outras
pessoas, o uso de citações, a identificação de marcas da oralidade na escrita e vice-versa comparação entre diferentes sentidos atribuídos a um mesmo texto, a
Intencionalidade implícita em textos lidos ou ouvidos. No desenvolvimento de suas percepções, as crianças vão imitando letras, diferenciando-as de números e desenhos. Além disso, fingem que leem estórias que já conhecem ou criam suas próprias, porém já conhecem o que se pode ler e o que não se pode ler. Deste modo, elas vão aos poucos desenvolvendo o verdadeiro sentido da leitura e da escrita em seu mundo, aumentando assim sua possibilidade social. Os estudos sobre avaliação oral e escrita nos
...