Liberdade Positiva e Negativa
Por: Wallison Branquinho • 27/4/2016 • Dissertação • 647 Palavras (3 Páginas) • 414 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Pólo: Araguari-MG
Nº de Matrícula: 13.1.9517
Wallison Alves Branquinho
Araguari-MG
2014
“Injustiça, a pobreza, a escravidão, a ignorância - estes podem ser curados por reforma ou revolução. Mas os homens não vivem só pelo combate dos males. Eles vivem por objetivos positivos, individuais e coletivos, uma grande variedade deles, raramente previsíveis, às vezes incompatíveis.” ―Isaiah Berlin.
Em seus estudos intitulados Dois conceitos de liberdade, Isaiah Berlin relata a verdade do que realmente somos perante aos senhores que nos governa, afirmando serem as liberdades negativa e positiva interpretações discordantes de uma ideia política. Trata se de um despotismo de classes, que para o engrandecimento e liberdade dos senhores, é necessário à coação e opressão da classe menos favorecida. Ou seja, a liberdade de uns dependem da opressão de outros, para que os primeiros sejam livres os segundos devem ser oprimidos.
Para Berlin a liberdade positiva estrutura se na base de conceitos que devemos ser livres para agir com autonomia, decidir o futuro, fazendo nossa própria lei, sem inibições na sociedade para a realização de suas vontades (livre arbítrio), fazendo assim um ser livre de opressões impostas pelo governo, com autorrealizações, e sem constrangimentos, onde quanto menos a interferência maior seria sua liberdade. Um cidadão participativo de seu governo propondo seus interesses, pensamentos, preocupações sendo aceitos e indo a prática, para ele se você é oprimido a fazer algo que outra pessoa pensa ser o melhor ou correto, há a destruição da sua liberdade individual, onde você deveria ser dono dos seus direitos e escolhas, para atingir seus objetivos.
A liberdade negativa é a livre vontade para tomar certas atitudes agindo dentro do que o governo impor a sociedade, o governo influencia em certas decisões de sua vida, afeta o mser de alguma forma, não sendo totalmente livre. O mínimo de liberdade seria essencial para a vida do cidadão, tendo assim a liberdade negativa uma contenção externa.
Por fim Berlim chega à conclusão que não deveria haver a liberdade absoluta, pois essa poderia algum dia trazer ao caos, mas o mínimo de liberdade era essencial, a liberdade negativa seria de certa forma o limite para a liberdade positiva, necessário para a vida de uma pessoa em sociedade. Poderia ele ser livre para liberdades básicas como a escolha de religião, exposição de suas opiniões, propriedade, sendo garantida contra invasões arbitraria. E não confundir liberdade com outras coisas como igualdade, justiça, ou felicidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JOHANSSON, J. Dois conceitos de liberdade. Disponível em
< http://www.ehow.com.br/conceitos-liberdade-info_27451/ >.
VILELLA, F. Filosofia moderna e contemporânea - Berlin Isaiah – A liberdade positiva e a liberdade negativa. Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/ >.
Dois conceitos de liberdade, Isaiah Berlin, a noção de liberdade negativa e positiva. Disponível em< http://www.moodle.ufop.br/file.php/8470/Berlin_Liberdade-Negativa.pdf, http://www.moodle.ufop.br/file.php/8470/Berlin_Liberdade-Positiva.pdf>.
...