Marcia
Casos: Marcia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrademarcia • 4/2/2014 • 286 Palavras (2 Páginas) • 809 Visualizações
° Qual a relação entra poder e Força?
R= Poder como capacidade ou possiblidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Para a existência do poder é necessário a ação de dois atores sociais: aquele que exerce o poder e o outro sobre o qual o poder é exercido.
Força não entendida como física, mas como canalizadora da potência e de sua determinação. É graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
2° Do ponto de vista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristãs da idade média, a monarquia absoluta da modernidade e as dos governos atuais.
R= A legitimidade do poder na idade média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teorias contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminando os fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadões.
3° Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?
R= Ambos têm semelhanças quanto á perda da liberdade individual, censura e aparelhos de repressão. O totalitarismo, porem radicaliza na interferência do Estado em todos os setores da vida social, na propaganda massiva para incutir convicções e na ideologia do partido, doutrinando crianças e jovens. No autoritarismo, ao contrario, não há mobilização das massas,predominando inclusive certa despolitização ou apatia política.
4° Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as diferenças e as semelhanças entre suas concepções da política .
5° Sob que aspecto Hegel introduziu uma nova maneira de compreender a política?
6° Qual foi a importância do socialismo utópico e quais foram as críticas feitas pelos mazistas a essas teorias?
...