Metodologia Científica
Artigos Científicos: Metodologia Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathgolin • 1/3/2014 • 381 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA
O mundo empresarial de hoje passa por um cenário de transformações muito rápidas com ambientes instáveis, fazendo com que cada vez menos o presente se torne um parâmetro para o amanhã. Modelos de sucesso em poucos anos tornam-se ultrapassados. Empresas líderes perdem posição em tempos cada vez mais curtos.
Os paradigmas fornecem modelos e padrões para explicar e compreender uma realidade por um determinado tempo. Muitas vezes, estes acabam sofrendo mudanças em consequências deste mundo turbulento. O surgimento de um novo paradigma ocorre quando se observa que um fato não corresponde mais às expectativas pré-determinadas e isto acaba gerando uma crise que traz como aspectos positivos uma nova concepção de pensamento, renovando, assim, todo um conceito.
No entanto, para alguns cientistas, é muito difícil abandonar sua ideia ou parte dela que se pensava ser verdadeira e definitiva para se pesquisar mais profundamente sobre uma lacuna detectada no seu discurso cientifico. Por outro lado, deve-se levar em consideração que quanto maior for a resistência à investigação, quando esta for aceita, ela terá muito mais prestígio no seu reconhecimento.
Percebe-se que a cada momento da vida existe uma corrente sobre a produção do conhecimento científico que melhor se adapta às circunstâncias do tempo. A evolução de teorias e modelos científicos se dá quando as representações não agradam mais por não responderem a perguntas, sendo substituídas por outras que melhor satisfaçam.
O paradigma predominante ao final da Idade Média era o escolástico aristotélico-tomista em que a fé e a razão se subordinavam aos dogmas cristãos, sendo mais tarde substituído pelo racionalismo científico, que buscava trazer o verdadeiro conhecimento para superar as incertezas do período anterior, obtendo um enorme sucesso na época com suas concepções determinísticas e mecanicistas até o século XVIII com o Iluminismo.
Nessa fase, encontram-se Galileu Galilei que restringiu a ciência à somente aquilo que podia ser medido e quantificado; Francis Bacon foi quem propôs o método indutivo; René Descartes enfatizava o uso do raciocínio matemático para se encontrar novas verdades; e, Isaac Newton foi o fundador da Mecânica Clássica.
Os trabalhos destes pensadores marcaram uma fase da ciência baseada na razão, na quantificação, na previsibilidade, na regularidade, no rigor metodológico, no controle e no determinismo mecanicista.
...