O BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
Por: João Paulo Marçal de Souza • 2/8/2022 • Abstract • 1.365 Palavras (6 Páginas) • 148 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CAMPUS PATOS
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I
PROFESSOR: BRUNO ANDRADE DE FREITAS
COMPONENTES:
JOÃO PAULO MARÇAL DE SOUZA MATRÍCULA: 201926550028
KYVYA DAYSE ALVES DE MEDEIROS MATRÍCULA: 20192655
RELATÓRIO DE ENSAIO DE ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO
PATOS, 04/08/2022
- INTRODUÇÃO
O solo é um dos materiais com maior visibilidade e predominância terrestre. Sendo formado através do processo de intemperismo das rochas, através de agentes físicos e químicos, por esse motivo esse material é caracterizado por grãos de diversas gramaturas e tamanhos. Dessa forma, características e qualidades dos solos em questão irão depender de diversos fatores desde questões interligadas a origem do material – a/as rochas originárias deste solo, até questões como o clima e a vegetação local ( ).
A qualidade do solo atinge de forma expressiva o desenvolvimento econômico da região. Ele é muito importante para o desenvolvimento humano e de vital importância para o progresso das tarefas humanas, exemplo disso, são as atividades agropecuárias ou até mesmo da Construção Civil. Sob esse viés, tendo em vista a importância do material no contexto comunitário, o solo vem sendo estudado nos últimos anos pelas mais variadas áreas de atuação, a qual em cada uma delas o solo irá apresentar classificações mútuas a depender dos seus objetivos e finalidades.
Especificamente para a Engenharia Civil, grande quantidade de subáreas necessita de conhecimentos mínimos das características do solo para aplicação e desenvolvimento das técnicas na área. Tendo seu estudo determinado pela Geotecnia, o objetivo de estudo na Engenharia Civil é classificação dos solos, tendo em vista que através das características determinadas pelos ensaios de solos é que se pode conceber uma visão acerca do terreno ou local mais adequado a se construir. Assim, “ter conhecimento prévio do terreno onde a obra será realizada é primordial para que o projeto seja realizado de forma adequada e, com isso, problemas futuros possam ser evitados” (JZ ENGENHARIA, 2019, p. 1).
No estudo dos solos pode-se determinar as mais variadas características que podem influenciar de forma direta e indireta as sua efetiva qualidade, como no caso a sua textura, a sua estrutura, sua consistência, porosidade, incidências de patologias, entre outras ( ). Seus ensaios são compreendidos desde experimentos qualitativos até quantitativos, sendo eles: observação tato-visual ou ensaios como o de teor de umidade, massa específica, granulometria dos solos, compactação, permeabilidade, compressão, sondagem à percussão, dentre outros.
Nessa perspectiva, um dos ensaios mais comuns para determinação das características dos solos é o de análise granulométrica, a qual objetiva entender as características do material dispondo de uma curva que determina diversas informações classificatórias sobre o solo estudado. O ensaio consiste na distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas percentagens de ocorrência, em massa. Esse estudo é feito através de dois momentos, sendo eles: a separação mecânica (peneiramento) e o ensaio de sedimentação do material, para amostras inferiores a 0,075 mm.
Os solos do tipo areias e pedregulhos (solos grossos), tem sua curva granulométrica determinada utilizando o peneiramento mecânico ou manual. Já nos solos finos (no caso de siltes e argilas), a técnica utilizada é a de sedimentação. Baseada na Lei de Stokes, o ensaio de sedimentação leva em consideração questões como: a velocidade de queda de partículas esféricas num fluido que depende do peso específico do material da esfera, do peso específico do fluido, bem como da viscosidade do fluido e do diâmetro da esfera.
Dada a manifesta importância de se estudar e classificar os tipos de solos, este estudo tem como intuito a obtenção da análise granulométrica de um solo em questão. Ademais, através da análise do material, objetiva-se dispor da sua curva granulométrica, no sentido de entender as características físicas em questão do solo estudado.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Estudar a distribuição da granulometria de um solo, por meio dos métodos de peneiramento e sedimentação, com intuito de se obter a curva granulométrica do solo em questão, o qual possibilitará entender as características físicas do material estudado.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Identificar os solos grossos através da separação mecânica do material;
- Realizar procedimento de sedimentação do material fino contido na peneira de abertura 2,0 (menores que 0,075 mm);
- Definir a curva granulométrica do material levantado;
- Classificar os tipos de solos através da amostra obtida;
- MATERIAIS E MÉTODOS
- Materiais
- Solo previamente selecionado;
- Água destilada;
- Estufa com capacidade mínima de manter temperatura entre 60°-65°C e 105°-110°C;
- Balança;
- Proveta de vidro, com traço de referência indicando 1000 cm³ a 20º;
- Béquer de vidro com capacidade de 250ml;
- Densímetro de bulbo simétrico;
- Termômetro;
- Relógio com contagem de segundos;
- Peneiras:
- Escova com cerdas metálicas;
- Bisnaga.
- Métodos
O experimento foi realizado segundo a NBR 7181:2016, que diz respeito à análise e determinação granulométrica dos solos, por peneiramento ou por uma combinação de peneiramento e sedimentação. O ensaio ora exposto fora realizado em duas etapas, através do método de peneiramento e por sedimentação.
Inicialmente, realizou-se o quarteamento do material, como pode ser identificado na figura 1. Nesse processo, foi possível extrair da amostra total, uma amostra menor, homogênea e representativa da amostra ensaiada. Ademais, das amostras selecionadas realizou-se o destorroamento do material selecionado. Logo após, usa-se a peneira #10 (abertura de 2,0 mm) para primeiro peneiramento.
...