TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BULLYING SE DIVIDE EM DUAS CATEGORIAS

Tese: O BULLYING SE DIVIDE EM DUAS CATEGORIAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  3.297 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É BULLYING?

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O BULLYING SE DIVIDE EM DUAS CATEGORIAS:

1° Bullying direto.

2° Bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o (a) agressor (a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O Bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou Bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem: espalhar comentários; recusa em se socializar com a vítima; intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima; ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades).

O assédio pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Devem-se encorajar os alunos a participarem ativamente da supervisão e intervenção dos atos de Bullying, pois o enfrentamento da situação pelas testemunhas demonstra aos autores do Bullying que eles não terão o apoio do grupo. Outra estratégia é a formação de grupos de apoio, que protegem os alvos e auxiliam na solução das situações de Bullying. Alunos que buscam ajuda têm 75,9% de reduzirem ou cessarem um caso de Bullying.

Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de Bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar suas técnicas de intervenção e buscar a cooperação de outras instituições, como os centros de saúde, conselhos tutelares e redes de apoio social.

TIPOS DE ASSEDIO ESCOLAR

Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:

• - Insultar a vítima.

• - Acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.

• -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com