O Desenvolvimento da Consciência
Por: Alguem5 • 19/8/2018 • Relatório de pesquisa • 408 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
• desenvolvimento da consciência
quando nascemos o nosso cérebro vêm sem muitas informações e apenas com o conhecimento de "fábrica" essa informações servem apenas para que a criança saiba respirar, "mamar", reagir quando sentir uma dor etc...
O conhecimento contido no cérebro dessa criança está em desenvolvimento e com o tempo ela ira aprender mais coisas tendo consciência de alguma coisa.
Exemplo: quando uma criança vê uma rosa no jardim ela pode acabar querendo pegar essa rosa por achar ela bonita, mas ao segurar ela vai se machucar com os espinhos e vai começar a ter consciência de que aquilo machuca. Outro exemplo
seria a de que essa criança pode querer pegar um inseto como uma abelha e ao pegar ela pode ser picada por essa abelha ela vai começar a ter medo de abelhas pois sabe que elas podem machucar.
• Consciência e inconsciência
Você já deve ter sentido que a sua mente parece ter escondido uma parte sua de você mesmo? É o que ocorre, por exemplo, quando de repente você se recorda de algo que lhe aconteceu na sua infância e havia ficado esquecido durante todo esse tempo todo. Ou quando você chora sem saber o por que, diz alguma coisa sem querer ou faz algo que não sabe justificar. Isso estaria o tempo todo armazenado no seu inconsciente.
Freud inconsciente pessoal: Na passagem do século XIX para o século XX, o médico neurologista austríaco Sigmund Freud concebeu uma teoria da mente e criou a psicanálise que é basicamente uma técnica terapêutica onde o terapeuta (psicanalista) tenta interpretar o inconsciente do seu paciente pelo conteúdo encontrado em sua fala, sonhos e fantasias. Para isso utiliza-se do método de associação livre, onde o paciente expressa o que vier a sua mente, falando e associando palavras e ideias livremente, sem crítica ou preocupação de ser coerente.
exemplo: quando um aluno vai fazer uma lição de algo que inicialmente parece não saber, mas ao ler ele se lembra de quê já tinha aprendido aquilo a alguns anos.
• o homem como sistema aberto
A nossa espécie é classificada biologicamente como o Homo sapiens sapiens ( homem que sabe que sabe) pois diferentemente de um animal que sabe, mas não sabe que sabe podemos refletir sobre o que sabemos e criar um novo conhecimento sobre isso.
exemplo: uma criança que sabe encaixar uma peça de brinquedo e sabe colocar uma "porca" de brinquedo em uma peça ela pode refletir e encaixar a peça e prender essa peça com a porca.
...