O FORMULANDO REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DO PROFESSOR
Por: 15021945 • 1/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 847 Palavras (4 Páginas) • 162 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Margarete dos santos lima
Dialogando, refletindo e produzindo conhecimento reflexivo
FORMULANDO REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DO PROFESSOR
2021
O presente trabalho vem nos trazer um olhar reflexivo sobre o cotidiano prático do professor em sua realidade.
Entrevistas:
1) Professora e diretora geral Solange Damasceno Teixeira
2) Coordenadora pedagógica Joelma Moura
--Qual o papel do docente na formação do sujeito?
1) O papel do docente é ser um facilitador da aprendizagem. O professor tem o papel de orientador neste processo, ele pesquisa, busca espaços de trocas e transformações de conhecimento. Ele não é apenas um transmissor. Ensina e aprende.
2) É conhecer esse aluno e todas as suas particularidades. Ele é um sujeito diferente de todos os outros. É único e especial. A partir desse conhecimento do aluno o professor vai articular ações que promovam o aprendizado dessa criança. Levando em consideração quem ele é, de onde ele veio, e aonde você como educador pretende que ele chegue.
Devemos conhecer o aluno para saber quais instrumentos podemos e devemos usar para que esse aluno avance, se baseando no que conhecemos dele, de onde ele vem, qual é a sua história, qual bagagem ele traz.
--Quais são as principais reflexões acerca de um aluno que um professor não pode nunca esquecer?
1)Que todo ser aprende, mas também ensina. Que a metodologia aplicada em um aluno pode não ter eficácia para outro. Que todo aluno já traz com ele algum aprendizado. Que tudo pode ser transformado. Que ele o professor não é o único detentor do saber.
2) Que o aluno é um ser único e especial. O professor trabalha na coletividade, porquê existem regras a cumprir, mas tem que ter na mente que o aluno aprende de forma individual. A tarefa é diversificar ao máximo para alcançar á todos sem perder a coletividade do conteúdo programático.
--Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da educação?
- Jean Piaget, Roberto da Matta, Gaudêncio frigotto, Cipriano Luckesi e Paulo Freire.
- Henri wallon por que ele fala da questão do afeto como aquilo que permeia tudo que tem que ser levado em consideração no processo de educação. É na relação de afeto do aluno e professor que se nota os melhores resultados.
--Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula?
- O tempo todo há trocas, contatos e experiências intersociais. Perguntas com cunho pedagógico e até informais vão construindo as relações interpessoais na sala de aula. Vemos um processo acontecer naturalmente.
- Acontecem através das ações de afeto, de respeito, da compreensão de que cada um tem o seu papel e que cada um tem um limite que não pode ser ultrapassado. O respeito ao espaço do outro faz com que tenhamos regras de convivência que vai formando as relações interpessoais.
REFLEXÃO PRÓPIA
Baseado nas respostas e no convívio pessoal, já que trabalho numa escola pública, alguns pontos reflexivos sobressaem neste assunto.
...