O Heroi De Homero
Dissertações: O Heroi De Homero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 3/6/2014 • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 1.844 Visualizações
O herói descrito por Homero
O herói descrito por Homero será aquele que terá a " bela morte". A bela morte é uma categoria que se enquadra somente aqueles que terão o seu nome, seus feitos, cantado pelo poeta. O guerreiro que se destaca pela sua força física, pela sua coragem, vigor nas decisões, técnica no uso da espada, do arco, do escudo e do carro. O herói Homérico é jovem, possui força, sabedoria nas articulações da guerra.
O herói de Homero receberá as honras fúnebres. Cerimônia requerida aqueles que tiveram "a bela morte". Sob um tripé , uma pira é acesa com lenha e a água é fervida até quase se secar. O corpo é lavado nas águas para purificação do corpo.
Sobre o corpo do herói será colocado óleos e unguento. Depois o corpo será retirado e colocado num leito e sobre o corpo um tecido fino. O herói deverá ser chorado toda noite até que sua psiquê desça ao hades. Seu corpo será queimado até que sejam vistos seus ossos que ficarão brancos.
" Logo, porém que ficarmos saciados do choro funéreo, os corredores soltemos, a fim de cuidarmos da ceia disse.Inicia o pelida os lamentos; os mais acompanham.Três vezes fazem passar os cavalos à volta do morto. Tétis lhes pôe no imo peito vontade incontida de choro. Molha-se a areia com lágrimas, molham-se as armas as armas dos homens, tão sem rival é o herói,cuja a perda ali todos choravam. As servas mãos colocando no peito do amigo defunto lamentações principiam de fazer o divino pelida."Ainda que no hades escuro te encontres, alegra-te Pátroclo pois vou cumprir tudo quanto te afirmei que fazer haveria." Cantro XXlll verso 10" A ilíada.
O herói descrito por Homero
O herói de homero tem o seu corpo preservado na guerra, não poderá ser mutilado, o que caracterizava ultraje ao guerreiro. O corpo do herói deverá ser preservado na sua forma (eidos).
Há uma disputa pelo corpo de Pátroclo, as armaduras ficam do lado troiano, que pertenciam a Aquiles.
"Tal como o ancião se lamenta , ao queimar o cadáver do filho recém casado, que aos pais ao morrer. Desditoso deixara: Queixa-se Aquiles assim, quando os ossos do amigo queimava, suspirando profundamente em torno da pira".CantoXXlll Verso223 . A ilíada.
O guerreiro- herói tem o seu nome preservado .Ao ser cantado pelo poeta e através das honras fúnebres seu nome será perpetuado, ele entrará para imortalidade se seu nome for lembrado para sempre. O herói Homérico será aquele que ao morrer, ainda que jovem, entrará para galeria dos heróis ,tendo seu nome gloriado. A glória, é a marca do herói Homérico, ele não busca outra coisa a não ser glorificado pelo poeta e pelo seu povo, ele será modelo de conduta para sua comunidade. Ele possui um nome, são eles : Aquiles, Pátroclo, Heitor, Ajax. Ele não é um anônimo, o anônimo poderá ter o seu corpo deixado no campo de batalha e ser comido pelas feras ou pelas aves, o herói jamais poderá ter seu corpo mutilado, o que caractezaria uma desonra.
Enquanto que na Ilíada Homero descreve o herói como aquele que possui força,destreza no uso das armas, juventude. Na odisséia,além de destreza e sabedoria na arte da guerra, o herói possui habilidade na uso da palavra, ele sabe enganar, sabe armar ciladas aos seus inimigos, por meio do uso da palavra.Sabe omitir seu nome, sua origem, para se livrar da morte. O grande alvo de Odisseu é o seu retorno para Ítaca, seu alvo é retornar a sua casa e encontrar Penélope sua esposa.Há uma mudança na intervenção dos deuses, ainda que os deuses falem a Odisseu suas orientações, ele pode segui-las ou não. O herói da Odisséia possui um desejo ao conduzir suas ações.
O herói descrito por hesíodo
" Pelo trabalho os homens são ricos de gado e de bens, e quem trabalha é muito mais caros aos deuses também [e o mesmo serás para os homens: odeiam os lerdos]. Trabalho não é vergonha.Vergonha é não trabalhar, se trabalhares, logo te inveja o preguiçoso porque enriqueces. Sucesso e glória acompanham a riqueza".
Os Trabalhos e os dias v.308-313. Hesíodo.
Qual o modelo de herói em Hesíodo? Se na narrativa Homérica o modelo de Herói estava diretamente ligada a glória. (Kléos). A glória cantada pelos poetas, era que assim o homem era imortalizado. O homem modelo de Homero era o guerreiro da aristrocracia Grega, aquele que alcançava a estima pública, que tinha o seu nome e seus feitos cantado pelo poeta.Em Hesíodo há uma mudança. Hesíodo é um pastor de ovelhas, um homem do campo, acustumado com o trabalho. "Elas a Hesíodo ensinaram belo canto quando pastoreava ovelhas ao pé do hélicon divino" Teogonia-v.22
Segundo Jean p. Vernan " Não pode haver pessoa- modelo, exterior ao curso da história humana, com as suas vicissitudes, as suas variedades segundo os lugares, as suas transformações segundo o tempo. As origens do pensamento grego.1990. O contexto no qual Hesíodo está inserido é diferente do de Homero, enquanto Homero está na narrativa das guerras e das batalhas, Hesíodo está no campo agrícula, com os trabalhadores rurais. ...."Este ideal de homem segundo o qual se devia formar o indivíduo, não está vazio, independente do espaço e o tempo. È uma forma viva que se desenvolve no solo de um povo e persite através das mudanças históricas." Jaeger - A formação do homem grego. pag.15.
O Herói descrito por Hesíodo
O heroísmo não se manifesta só nas lutas de campo aberto, entre cavaleiros nobres e seus adversários. Também a luta silenciosa e tenaz do trabalhador da terra dura com os elementos tem o seu heroismo e erige disciplina, qualidade de valor eterno na formação do home. ....O processo de formação Grega não se consuma pela simples imposição do resto do povo, das maneiras e formas espirituais criadas por uma classe superior. Todas as classes dão a sua contribuição." A formação do homem grego". Jaeger. Pag. 85-86.
Jean p. Vernan em " As origens do´pensamento grego ". A Grécia no tempo de Hesíodo, anterior ao mundo da cidade, a dike (justiça) atuava dividida em dois planos, como dividida entre o céu e a terra: Para o pequeno trabalhador boécio, a dike é neste mundo, uma decisão de fato dependente da arbietrariedade dos "reis comedores de presentes". No céu , é uma divindade soberana, mas longíncua e inacessível.
O conceito de virtude em Hesíodo é diferente da areté dos guerreiros da Ilíada e da Odisséia. Enquanto Homero descreve a areté como a capacidade na guerra, habilidade no uso das armas. A força física. Hesíodo ressalta o trabalho e o trabalhador que obtem o seu sustento através do suor no campo agrícula. ...Tanto em Homero como nos séculos posteriores o conceito de areté é frequentemente usado no seu sentido mais amplo, isto é , não só para designar a excelência humana, como também a superioridade dos seres não humanos. A força dos deuses ou a coragem e rapidez dos cavalos de raça - ao contrário, o homem comum não tem areté, e se o escravo descende por acaso de uma família de alta estirpe, zeus tira-lhe metade da areté e ele deixa de ser o que era antes. Jaeger. A formação do homem grego Pag.26 " E há ainda justiça, virgem engendrada por zeus, honrada e cantada pelos deuses de Olímpia morada. Quando alguém a ultraja, desdenha ou debocha, corre para junto do pai zeus cronida, toma assento e denuncia a mente dos homens injustos, para que pague o povo a loucura dos reis que tramam vilezas e deturpam transações com palavras esquivas. Os trabalhos e os dias v.256-266.
Bibliografia:
Da Natureza - Parmênides
Palestra Humanidades- Drª Rachel Gazolla
A Ilíada- Tradução Carlos alberto nunes
A origem dos deuses - Jaa. Torrano
A formação do homem grego- Wenner Jaeger
Teogonia- A origem dos deuses- Jaa. Torrano
...