O Leviatã é nada mais que um grande Estado
Artigo: O Leviatã é nada mais que um grande Estado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariperesb • 22/9/2014 • Artigo • 262 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Leviatã
O que seria da sociedade sem o Estado? Existiria uma organização? Quais seriam os limites dos seres humanos? Se regras fossem estabelecidas, elas seriam cumpridas? Primeiramente, vamos entender qual é a função do Estado. O Estado tem como função organizar a sociedade. Mas de que maneira ele faz isso? Ele estabelece leis e atribui penas para aqueles que as desobedecerem. E isso faz com que o poder individual seja limitado.
Será que a humanidade necessita dessa limitação? Vamos pensar no que aconteceria se todos pudessem fazer o que quisessem, o caos seria total. Já que cada um priorizaria as suas vontades, independentemente de como isso afetaria qualquer um. A liberdade seria tanta que não teríamos obstáculos para realizarmos o que desejamos, sem pensar nas consequências para o outro. Uma sociedade não seria estabelecida, uma vez que as pessoas não saberiam como conviver umas com as outras.
Leviatã, indica o papel do Estado na convivência humana. Ele demonstra através de imagens o impacto que as ações do Estado determinam o controle e organização das pessoas, de modo que elas consigam instaurar um convívio entre elas. Ele impõe o seu poder, margeando os direitos de cada individuo. Fazendo com que a pessoas transfiram esses direitos para o Estado. O Estado passa a ter autoridade suprema.
O Leviatã é nada mais que um grande Estado poderoso, onde o governo seria um soberano absoluto que impõe regras na sociedade, formando um “contrato social”, onde todos deixariam de só pensar em seus interesses próprios e abririam mão de sua liberdade natural para que possam viver em uma sociedade civil.
...