O MITO DO CUIDADO
Por: pyyh2805 • 6/11/2018 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 843 Visualizações
MITO DO CUIDADO
O mito do cuidado nos traz uma grande reflexão em relação a criação homem com a natureza, que antes mesmo de existir o homem, já existia o cuidado e que este o acompanha por toda vida. O cuidado tem algumas características predominantes como: a solicitude, bom zelo e atenção que se manifesta através de compaixão, amor, cordialidade, etc.
Desta forma, devemos observa que o cuidado não se concentra no ser, mas também deve estar presente no ato de preservação de todo tipo de vida, podendo assim, ser analisado como um modo de ser primordial, fazendo com que surgisse então esse mito, transformando em um ser concreto, moldado através do barro pelo Cuidado. Assim, a interpretação vai além do ser gerado pela terra, ele possui algo do céu, do divino, possui espiritualidade gerada por Júpiter.
Diante do exposto, concluímos que o homem é formado por corpo e espirito, mas necessita de que haja a intervenção de um deus justo e sábio, Saturno, para que possa orientá-lo no seu tempo e na sua história. “O ser humano é, simultaneamente, utópico e histórico-temporal. Ele carrega em si a dimensão Saturno junto com o impulso para o céu, para a transcendência. Nele revela também o peso da terra, da imanência. É pelo cuidado que ele mantém essas polaridades unidas e faz delas material da construção da sua existência no mundo.” (BOFF. p. 67).
- BOFF. Leonardo. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
TRABALHO DE FILOSOFIA
...