O Mito e Filosofia
Por: RenanEstrella • 2/8/2019 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
Bacharelado Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
Nome: Renan da Silva Estrella
Matrícula: 16213110110
Polo: Belford Roxo
Atividade à Distância_Aula 2_Mito e Filosofia
Conforme mostrado claramente nos capítulos 2 e 3 da unidade I do Livro “Convite á Filosofia” de Marilena Chaui, existe uma imensa diferença entre o Mito e a Filosofia.
O mito foi passado, ensinado, enfatizado na autoridade dos deuses sob a vida humana, onde muitas vezes, guerras e alianças celestiais refletem diretamente nas ações terrestres; e a filosofia nasce com a ideia de encontrar respostas analisando, refletindo, e encontrando algum tipo de prova lógica para todas as situações.
O mito consiste em explicar as coisas, os seres, o universo, o tudo sempre apontando e tendo como base as divindades, os seres espirituais acima de toda a lei e toda a razão; no entanto a filosofia usa como principal base: a razão, onde nada se explica sem uma razão, sem um motivo, sem o questionamento racional. O mito é sagrado, é trazido dos deuses por um “porta voz” e totalmente inquestionável; já a filosofia é questionável, é discutível, é debatível, com teorias e fatos criados e mantidos pelo homem.
Por fim, mitos são contos, narrativas, histórias sem provas verídicas sobre um passado muito distante, mas sua autenticidade vem daquele que as conta; e a filosofia é uma paixão, é um amor, é um interesse pelo conhecimento com buscas de provas verídicas, no ontem, no hoje e no amanhã.
REFERÊNCIA:
- Chaui, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. Disponível em http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf / Unidade I – Caps 2 e 3
...