O Pensamento Socrático
Por: Fersouzafonseca • 23/10/2017 • Resenha • 283 Palavras (2 Páginas) • 1.139 Visualizações
Pensamento Socrático
Após a leitura dos discursos de Sócrates
Os pensamentos Socráticos são encontrados através de seus discursos, relatados por seus discípulos.
Sócrates habituou a iniciar seus discursos com uma pergunta, pois acreditava que os diálogos favoreciam a uma verdadeira troca e/ou construção de conhecimento ao invés de uma transmissão e repetição de ideias proposta pelos filósofos sofista.
O método socrático vale da ironia e da maiêutica- principio fundamental do pensamento socrático- que estimula os interlocutores a expor e defender sua opinião, para posteriormente levar a convicção do erro e de toda ilusão de saber, para extrair o conhecimento verdadeiro.
Ironia, ao contrario do sentido atual da palavra, representa um questionamento, com intuito de levar o indivíduo/interlocutor a concluir que seu conhecimento é limitado.
Maiêutica é a arte de fazer nascer ideia. Sócrates, observando o seu cotidiano, faz uma analogia de seu método com a profissão de sua mãe, parteira, dizendo que não cabia a ele “dar à luz”- dar sabedoria- mas apenas ajudar o outro a parir suas ideias, “o parto intelectual”- auxiliar para revelar ao outro aquilo que ele próprio sabia de forma inconsciente-. Com a sistemática de responder uma pergunta com outra pergunta, leva o indivíduo/interlocutor extrair de si mesmo a melhor resposta. Estimula o indivíduo/interlocutor através da analise sintomática de suas respostas, concluir e chegar ao conhecimento verdadeiro de valor universal.
A importância do método socrático é a utilização da técnica de investigação, feita através do diálogo entre o professor e o aluno; onde o professor conduz o questionamento por meio de perguntas, para que o aluno consiga revelar suas contradições baseadas em valores e preconceitos da sociedade, reflita sobre ele e extraia o conhecimento de si próprio , descobrindo seus próprios valores
...