TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Espinosa Entende por Atributos, Modos e Substância

Por:   •  20/5/2019  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

  • O que Espinosa entende por atributos, modos e substância?

Os atributos em Espinosa são concebidos por si como eternos e infinitos em seu gênero, isso representa que eles são todos os gêneros de ser que formam uma substância. Sendo assim os atributos se caracterizam por ser a parte constituinte da substância ou da essência que são reconhecidas como tal pelo intelecto. Diferente das teorias escolásticas e cartesianas que se revelariam que quase como características atribuídas a algo, podendo ser a Deus. “Logo, se para Spinoza a idéia representa a coisa tal qual ela é em si, a substância deve ser inteiramente identificada com o atributo, tornando-os intercambiáveis entre si e fazendo com que a distinção entre eles seja considerada apenas como uma distinção de razão (GUEROULT, 1997, v. 1, p. 47). ”

Para o filósofo, a definição de substância se caracteriza sendo uma “substância possui necessariamente em si (e não como simples possibilidade) a capacidade de existência por si”, com isso ele determinada que o conceito de substância só poderia ser declarado ou reservado a Deus e este termo não poderia ser colocado em “substâncias” menores ou mais fracas. Também a definição de substância em Espinosa agrega dois aspectos no primeiro momento ela não admite a negação, neste sentido “a substância é uma entidade, suporte de atribuições e tem existência, não sendo um mero suporte incognoscível em si mesma”. No segundo aspecto é que ele pode ser reconhecido com si mesmo, não preciso se outros aspectos periféricos para ser constituída de valor e ligações com outros atributos.

Já o modo pode ser compreendido como o estado da substância, o que está em outra coisa ou o meio do qual o modo é concebido, podemos dizer que existe pela substancia e é percebido pelo pensamento. Nas palavras de Espinosa encontramos: “entendo por modo as sensações da substância, ou seja, aquilo que existe em outra coisa, por meio da qual também é concebido”. Ele afirma que sem a substância e os atributos o modo não existiria, sendo que os modos procedem dos atributos sendo eles determinações dos mesmos.

  • O que Leibniz compreende por mônada?

A mônada pode ser entendida como uma substância que possui a capacidade de fazer ligação e relações entre si, é vista como uma substância simples que não pode estar dividida em partes, é a menor partícula existem e pode também de chamado de Átomo da Natureza. Podemos entender as coisas de formas distintas, meios compostos e simples, os meios compostos são um conjunto de partes simples, sendo essas partes simples as mônadas, quando agrupadas possuem extensão, visibilidade e possíveis formas de figura caso contrário são a menor parte das coisas, a forma elementar.

Quando se diz respeito ao surgimento das monâdas, entende que elas só podem ser criadas e aniquiladas, depois de concluídas suas funções e possibilidades. Já os compostos podem ser destruídos em partes. Também poderemos concluir que cada monâda possui um espaço, uma função e um movimento próprio se não isso resultaria em movimento único, repetitivo e incoerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com