O que você entende por educação, ensino e pesquisa?
Tese: O que você entende por educação, ensino e pesquisa?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deyseoliveira • 20/5/2013 • Tese • 1.400 Palavras (6 Páginas) • 1.894 Visualizações
1- O que você entende por educação, ensino e pesquisa?
R: 1º entrevistado: A educação, além da construção das habilidades e competências relacionadas à formação mais técnica do aluno, tem muito a ver também com a formação do cidadão, aspecto no qual todos os valores são parte fundamental, é tudo que aprendemos durante a vida, engloba o ensino e o aprender.
2ºentrevistado: O ensino é um processo de interação entre professor e aluno no qual o conhecimento a respeito tanto da parte técnica da educação, como da parte de todos nossos valores, civil, ética e moral, não passa somente pela transmissão de informações, mas principalmente pela reflexão sobre estas, o que torna o conhecimento uma questão de construção.
3º Entrevistado: A pesquisa é também um processo em que o conhecimento é construído por meio de interpretações que devem ser fundamentadas em fontes de pesquisa, conclusões às quais o pesquisador chega são parte do saber a ser continuamente interpretado, debatido e revisto pelas sociedades humanas.
2- Para você, qual a contribuição da pesquisa enquanto princípio educativo para a prática pedagógica do professor?
R: 1º Entrevistado: Através da pesquisa o professor poderá levar para a sala de aula novas descobertas realizadas no campo da pedagogia a serem colocadas em prática, caso se façam necessários, para se fazer essa avaliação, as pesquisas precisam ser postas em discussão com coordenação e corpo docente, bem como eventualmente testadas em sala de aula.
2º Entrevistado: Descobertas científicas referentes a outros campos do saber igualmente podem ser debatidas com os alunos, pois são instrumentos a mais no processo de construção do conhecimento.
3º Entrevistado: A partir desta pesquisa, pessoa que está entrevistando começa a intender que os portadores de necessidades além do financeira, do investimento, eles precisam de amor e muita atenção.
3- Qual o Posicionamento Da Escola Em Relação á Integração e Inclusão
1º Entrevistado: Inclusão e integração é a capacitação da escola em receber alunos com problemas diversos, desde surdez, cegueira, paralisias, enfim. É o ato de incluir pessoas portadoras de necessidades especiais na plena participação de todo o processo educacional, laboral, de lazer, etc.,
É quase um sonho, mas é possível.
2º Entrevistado: Hoje a maioria das escolas faz integração escolar, o que é bem diferente de inclusão.
3º entrevistado: Na inclusão é a escola que tem de estar preparada para acolher todos os alunos; na integração é o aluno que tem de se adaptar às exigências da escola.
.
4- Qual a sua concepção sobre inclusão escolar?
1º Entrevistado: Inclusão escolar é a disponibilidade da escola em receber pessoas com deficiências, sejam elas quais forem.
2º Entrevistado: Bom, eu entendo por inclusão atender a todos os alunos com amor, respeito, independente de suas necessidades e sem esperar que este aluno se adapte à escola, mas o contrário.
3º entrevistado: É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
5- O que necessário para que uma escola se torne inclusiva?
1º entrevistado: Desde que haja um programa da escola bastante definido de como trabalhar com estes alunos especiais e investimentos financeiros para que esta questão se torne possível. Como eu disse, investimento. Além, é claro, da vontade de seus mantenedores.
2º entrevistado: Em primeiro lugar, um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados.A equipe da escola inclusiva deve discutir o motivo de tanta repetência e indisciplina, de os professores não darem conta do recado e de os pais não participarem.
3º entrevistado: Não se trata de tornar uma escola inclusiva, mas obrigação de ser.
A escola como um todo, desde o ajudante de serviços gerais até a gestão pedagógicas DEVEM assumir a inclusão, ela é direito público e subjetivo.
6- O que o regimento da escola prevê sobre a inclusão?
1º entrevistado: É necessária uma conscientização de toda a equipe de funcionários e professores, bem como investimento no treinamento das pessoas que irão lidar com as crianças com problemas.
2º entrevistado: Portanto as mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade.
3º entrevistado: Quanto às nossas escolas, de fato, elas não estão mesmo preparadas para recebê-los. Entretanto, se for esperar que ela se prepare literalmente, esta inclusão demorará ainda mais para ocorrer. Desta forma, é que preciso que as escolas dêem o primeiro passo para o processo de inclusão, que é aceitar que ele se matricule.
7- A Escola atende alunos com necessidades educacionais especiais? Como é o processo de inclusão? 1º entrevistado: Nossa escola tem um aluno especial, o Matheus, ele usa cadeira de rodas e anda por toda a parte, por causa das rampas, né?
Nossa escola está capacitada a atender crianças com deficiências físicas, já que todos os espaços têm acesso para cadeira de rodas. 2º entrevistado: Inclusão não significa promover a adequação ou a normalização de acordo com as características de uma maioria e sim, a um significado de fazer parte conviver e não se igualar. A ideia fundamental de inclusão é a de adaptar o sistema escolar às necessidades dos alunos.
A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para
...