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O Racionalismo Cartesiano

Por:   •  15/5/2016  •  Resenha  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  965 Visualizações

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O RACIONALISMO CARTESIANO: A DÚVIDA METÓDICA

1 – René Descartes como fundador da filosofia moderna.

  • Torna a consciência como fundamento da verdade.
  • Defende a capacidade humana de construir o próprio conhecimento.

2 – Objetivo da filosofia cartesiana: encontrar um método que permita construir uma verdade indubitável.

3 – Fundamento: o método matemático (organização dos conteúdos mentais ou idéias) que permite estabelecer uma “cadeia de razões” para deduzir uma coisa da outra.

4 – As fases do Método Cartesiano

  1. Evidência: aceitar como verdade somente aquilo que se apresentar ao meu pensamento (espírito/mente/alma) como idéia clara (sem dúvida) e distinta (sem confusão).
  2. Análise: dividir cada dificuldade em partes menores até resolvê-las.
  3. Síntese (ordem): conduzir por ordem meu pensamento do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais complexo.
  4. Enumeração (revisão): fazer quantas revisões for necessário para ter certeza que nada foi esquecido na síntese.

5- Aplicação do método:

  • Duvidar dos sentidos, duvidar das informações do senso comum, duvidar das autoridades, duvidar dos meus raciocínios, duvidar até da minha existência.
  • Dúvida Metódica: dúvida que leva à indagação de tudo até encontrar algo que não seja duvidoso (que seja evidente).

6- Superação da dúvida:

  • Cogito ergo sum = Penso, logo existo.
  • Enquanto eu penso que tudo é duvidoso, eu estou pensando. Enquanto eu penso, eu só tenho uma certeza: eu que penso, existo.
  • Não existe o pensamento sem existir um ser que pensa. Eu que penso, sou um ser pensante (Res Cogitans).

7- As primeiras verdades:

  • Cogito ergo Sun
  • Eu sou s substância pensante
  • As coisas do espírito são mais fáceis de conhecer.

8- Novo problema: a existência das coisas fora do pensamento.

  • O Cogito resolve o problema com relação à verdade de parte do nosso conhecimento.
  • Existindo o Gênio Maligno, eu não tenho garantia de que o objeto pensado (a idéia que tenho do objeto) corresponda a uma realidade fora do pensamento.
  • Como sair do solipsismo?
  • Analisar se existe na mente uma idéia clara e distinta que ajude a sair desse fechamento do cogito

9 – Tipos de Ideias:

  • Ideias inatas: aquelas que parecem ter nascido comigo (Cogito e Deus).
  • Ideias adventícias: aquelas que vêm de fora (Mundo. Extensão, Espaço e Tempo).
  • Ideias fictícias: aquelas que são criadas por mim (Tudo que foi criado pelo meu espírito).

9- A idéia de Deus

  • Idéia de Deus: substância infinita, eterna, imutável, independente, onisciente, onipotente que me criou e criou todas as coisas.
  • Sou um ser imperfeito e finito, como posso ter a idéia de perfeição e infinitude?
  • Se as atenho, é porque existe algo fora da mente com essas características e que as pôs na minha mente.
  • Prova da existência de Deus (Causalidade e Cosmológica).
  • A existência de Deus dá garantia da existência do mundo, das leis que governam o mundo e da possibilidade do conhecimento do mundo pelo cogito.

10- O mundo

  • As ideias sobre o mundo são adventícias.
  • A aplicação do método ajuda a descobrir quais delas são claras e distintas: Ideia de Extensão.
  • Temos: a res cogitans (pensamento), a res extensa (extensão) e o movimento, que Deus injetou no mundo quando o criou (Física)
  • O homem corpo (res extensa) e alma (res cogitans)

11- Conseqüências do Cogito

  • Caráter absoluto e universal da razão (somente a razão leva à verdade).
  • Dualismo psicológico (separação entre corpo e consciência/alma)
  • Superioridade da razão sobre as paixões (desejo).
  • A ciência estuda o corpo.
  • A filosofia reflete sobre as paixões.
  • Educar: ensinar a ser racional sempre.

Bibliografia:

ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 4 ª ed. São Paulo: Moderna, p. 172 – 174.

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