O Trabalho Sociologia
Por: Michelle Teodoro • 13/5/2019 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Nesse artigo a professora Raquel Recuero busca analisar as relações diante da influência das redes sociais, porém ela não busca provar a existência de uma nova sociabilidade, e sim a criação de novos laços.
Segundo ela, a internet promove um espaço de demonstração de opiniões e abertura para debates, mas em contraponto há a formação de uma bolha social que restringe a propagação de algumas ideias. Portanto, o posicionamento mostra-se livre quando agrada a mentalidade da esfera social predominante na rede.
Além disso, Raquel destaca a importância dos veículos midiáticos no combate à disseminação de informações falsas na rede.
A professora argumenta que há apenas uma inversão de comportamentos, em que o posicionamento e as ideias da pessoa a ser conhecida precede a personalidade e outros aspectos que seriam reconhecidos apenas fisicamente
Para Habermas, a esfera pública representa uma dimensão do social que atua como mediadora entre o Estado e a sociedade, na qual o público se organiza como portador da opinião pública. Assim, as redes sociais podem ser caracterizadas como tal, mesmo com a fragmentação de opiniões que atrapalha a livre circulação das ideias.
Diante da dinamização dos contatos, a mídia assumiu um caráter investigativo a fim de assegurar a veracidade das informações
Além disso, as redes sociais são capazes de unir grupos com o intuito de adquirir reconhecimento e desconstruir paradigmas e preconceitos, a exemplo do movimento feminista, que teve sua ascensão com a união de diversas mulheres ao redor do mundo com o mesmo propósito de proporcionar igualdade para a população feminina.
Ademais, uma outra consequência da modernização das relações é a mobilização em prol de melhorias e posicionamentos políticos a fim de interferir de maneira ativa na busca por direitos, como ocorreu em 2016 nas manifestações a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
...