O Trabalho de Filosofia
Por: galdinolucas • 10/4/2019 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
Destacar os filósofos mais significativos do texto (por exemplo, Tales de Mileto [substância fundamental = a água], Heráclito [substância fundamental = o fogo, etc.]).
Iônicos:
Tales de Mileto: substância fundamental = a água. Analisava todos os acontecimentos com estudos racionais da natureza.
Anaximandro: substância fundamental = o ilimitado. O filósofo foi o primeiro a tratar do modelo mecânico do cosmos.
Anaxímenes: substância fundamental = o ar. Discípulo de Anaximandro. Dizia que as estrelas são fixas, presas a uma esfera cristalina que envolvia o planeta.
Heráclito: substância fundamental = o fogo. Autor do ideal do Devir, onde diz que tudo está em um fluxo eterno, onde não tem início e não tem fim.
Eleáticos:
Parmênides: substância fundamental = Eon (é um termo utilizado para designar “o que é para sempre”, um período longo de tempo ou a eternidade). Dizia todos os atos existentes no mundo era feito por opostos, como a luz e a escuridão (a escuridão é a ausência da luz).
Pitagóricos:
Pitágoras: substância fundamental = misticismo numérico. Ele buscava explicar tudo envolvendo a natureza com auxílio dos números.
Anatomistas:
Demócrito: substância fundamental = átomos. Tudo na natureza é formado por átomos, desde as pequenas porções de matérias, até os organismos mais complexos. Ele afirmava que o átomo era indivisível.
Relacionar as escolas: iônicas e pitagóricas (diferenças e convergências).
A escola iônica se preocupava em descobrir a origem do universo e da vida, aliando o pensamento de que tudo que era conhecido vinha da physis, ou seja, da natureza. Os principais filósofos dessa escola são: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes de Mileto e Heráclito de Efésio.
Já a escola pitagórica, fundada por Pitágoras, tinha fundamentos místicos e religiosos, porém sem abandonar a razão cientifica e racional, ou seja, buscavam a explicação do universo através do pensamento lógico religioso. Os principais filósofos dessa escola são: Pitágoras de Samos e Platão.
A convergência evidenciada no texto mostra que ambas as escolas tinham seus estudos voltados para o mundo exterior, ou seja, para como os fenômenos do universo ocorrem com a finalidade de organizar os fenômenos para que ocorrências como um eclipse pudesse ser logicamente explicados.
...