O Trabalho de Filosofia
Por: Guilherme Assirio • 22/4/2019 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Filosofia: Antropologia e Ética
Atividade Aberta 4
- O que é, segundo o apolíneo e o dionisíaco, o homem?
A oposição entre o Apolíneo e o Dionisíaco é uma das mais conhecidas expressões da condição humana. Apolo reflete o lado luminoso da visão grega do homem. É a presença ordenadora do LOGOS (razão) na vida humana, isto é, a claridade do pensar e agir razoáveis. Dionísio traduz o lado obscuro e terreno onde reinam as forças do DESEJO e da PAIXÃO.
- O que é o homem segundo sua excelência?
O conceito de excelência aplicado ao conceito de homem significa pensar o humano segundo suas habilidades e competências elevadas à um nível superior.
Quem é o herói guerreiro? É aquele que alcançou um nível de habilidade superior aos demais guerreiros. O sábio e o legislador, igualmente, são reconhecidos por suas qualidades superiores aos demais homens.
Considerando-se o que se afirmou acima, pode-se dizer que o homem, ou melhor, que ser homem significa buscar a excelência naquilo que se escolheu. Para alcançá-la deve-se ter como norte diretivo as aptidões daqueles que alcançaram um patamar superior no desempenho de suas atividades. Desse modo, o homem, no sentido excelente dessa acepção, é aquele cuja vontade se orientou e permitiu um desempenho na direção da virtuosidade.
- Como podemos definir, segundo os filósofos sofistas, a CULTURA?
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Para eles, o que é dado por cultura pode ser mudado, como, por exemplo, aquilo que os homens escolhem como alimento. Ou seja, todos nós precisamos da alimentação para continuarmos vivos, mas na China, a carne dos cães pode fazer parte do cardápio e, na Índia, o homem não pode se alimentar da carne bovina, pois a vaca é considerada um animal sagrado.
...