O Trabalho de Sociologia
Por: Thiago Ribeiro • 23/3/2019 • Resenha • 619 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
THIAGO DA SILVA RIBEIRO
RELATO DE EXPERIÊNCIA FÍLMICA
Nepomuceno
2018
Thiago da Silva Ribeiro
RELATO DE EXPERIÊNCIA FÍLMICA
Trabalho apresentado no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais como requisito parcial para aprovação na disciplina de Sociologia.
Prof.: Luiz Fernando de Oliveira
Nepomuceno
2018
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como eixo principal a análise sociológica de um dos dois filmes sugeridos pelo professor. O filme escolhido foi "O Menino Selvagem" dirigido por François Truffaut para a análise, e esse Relato de Experiência Fílmica traz consigo um ponto de vista pessoal do aluno.
Acredito que somos animais sociais. Com isso, só conseguimos efetivamente sermos humanos, quando estamos em sociedade. O filme mostra a necessidade da sociedade na formação do ser humano, pois sem ela não conseguiríamos estabelecer a ética. A história dessa narrativa cinematográfica, narra uma história real, onde um menino é abandonado por volta de 4 a 5 anos de idade, e a partir disso começa a viver na selva, sem o contato de humanos. Por volta de 12 anos ele é adotado por um psiquiatra, o Dr. Itard. Ele concluiu que o isolamento social prejudica a capacidade do indivíduo ser sociável.
Reforçando assim ao meu posicionamento perante ao tema.
2. RELATO DE EXPERIÊNCIA FÍLMICA
No início da história, Victor não se comunicava e andava como quadrúpede. Essas características, são basicamente animais. Na minha opinião, o filme mostra a necessidade do indivíduo tem para se comportar como ser humano sociável, é estar incluído na sociedade. Então, acredito em dois possíveis argumentos que fazem o indivíduo ser sociável, sem esses dois posicionamentos, podem acabar comprometendo de certo modo, a demora que o Victor teve em se tornar um indivíduo social.
Primeiramente, o processo de aprendizagem perpaça desde o momento do nascimento, tendo fases para o aprendizado de certos valores e comportamentos. A capacidade que o cérebro tem de aprendizagem é chamado de plasticidade cerebral. Esse conceito, nos mostra a partir de qual momento essa plasticidade é máxima, e com o tempo ela é diminuída. Tudo começa na infância, onde a facilidade de se aprender é bem visível, e a partir dela, é o momento de inserir certos conceitos de moral, de certo ou errado, e de regras da sociedade. O garoto não passou por essa fase, resultando numa dificuldade na apredizagem de se sentir em nosso meio. Mesmo com esse bloqueio, o Dr Itard começou a ensiná-lo, e promovendo certas emoções em Victor, como a afetividade. A partir disso, ele aprendeu a chorar, uma das emoções básicas que temos para comunicarmos.
...