O Valor Do Conhecimento
Por: j861791293 • 28/6/2023 • Projeto de pesquisa • 527 Palavras (3 Páginas) • 88 Visualizações
O VALOR DO CONHECIMENTO
Para começar primeiro temos que nos questionar qual é o valor do conhecimento? Será que conhecemos o objeto tal como ele é em si mesmo, na sua realidade essencial, ou, pelo contrário, apenas conhecemos o objeto tal como ele é para nos, será possível o conhecimento do real em si mesmo, do ser em si? O absolutismo afirma que sim; o relativismo nega essa possibilidade.
ABSOLUTISMO
Para compreendemos o absolutismo ao nível do conhecimento, comecemos por esclarecer o conceito do ser. Já sabemos que a disciplina filosófica que tem por objeto o ser em geral é a ontologia. Mas há outras disciplinas que, tradicionalmente, se ocupam de áreas específicas do ser, como podemos ver no esquema que se segue.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
METAFISICA[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9] |
[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16][pic 17]
Comecemos pelo conceito do ser. Este conceito é o mais abstrato que possuímos: é um conceito de máxima extensão, porque se aplica a tudo o que existe ou pode existir (e ate aquilo que não existe), e de mínima compreensão, porque abstrai de qualquer característica particular, ou seja, das qualidades das coisas individuais. Por isso, do ser apenas podemos dizer que é.
Todavia, também podemos dizer que o ser é tudo aquilo que se opõe ao nada. Poderíamos, além disso, opor este conceito as noções de aparência. Mas nesse caso talvez já estejamos a confundir o ser com sectores específicos da realidade: Deus, a alma e o mundo. Voltamos assim ao esquema anterior.
Deus, a alma e o mundo constituem três regiões ontológicas que, durante muito tempo, foram consideradas esferas em relação as quais podíamos obter um conhecimento racional e científico. Será possível conhecer as realidades metafísicas de um modo científico?
O problema da possibilidade ou impossibilidade do conhecimento metafísico em modo científico e da sua consequente validade epistemológica é um problema grave. É que, além de o conhecimento metafísico em geral constitui uma aspiração, poderíamos mesmos dizer uma vocação natural do homem, que aspira a aceder ao entendimento radical do mundo e da vida, o mesmo homem alimenta uma necessidade de aceder a esse entendimento de modo crítico, com a segurança da certeza, própria do conhecimento em modo científico. (…)
nao há Filosofia que se possa aprender, só se pode aprender a filosofar.Immanuel Kant (1724-1804)[pic 18]
...