O conceito moderno de ciência
Artigo: O conceito moderno de ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphahhhhh • 24/11/2014 • Artigo • 239 Palavras (1 Páginas) • 845 Visualizações
Durante muito tempo a ciência foi vinculada à idéia de que os cientistas eram construtores de teorias, e nada mais. Esta idéia, porém, é incompleta, pois cabe aos homens da ciência saber como manipular os instrumentos devidamente. Para ele, os livros servem de apoio teórico à sua pesquisa, que é principalmente empírica. Com o objetivo de aperfeiçoar sua pesquisa, é necessário que ele tenha conhecimento e controle dos instrumentos de trabalho. Tais instrumentos são os que ele utiliza na sua prática diária; dessa forma, são essenciais ao desenvolvimento de sua pesquisa. Somente através deles, por exemplo, pode ver coisas que são impossíveis de se ver a olho nu. Coisas microscópicas.
Na ciência contemporânea, a pesquisa é resultado da identificação de dúvidas e da necessidade de construir respostas para esclarecer essas duvidas. A investigação científica desenvolve-se porque há necessidade de construir uma possível resposta ou solução para um problema, decorrente de algum fato ou conjunto de conhecimentos teóricos.
A ciência atual reconhece que não existem regras para uma descoberta. Analisando a história da ciência, constata-se que muito de seus princípios básicos foram modificados ou substituídos em função de novos padrões. A concepção contemporânea da ciência está muito distante das visões aristotélica e moderna, nas quais o conhecimento era aceito como científico quando justificado como verdadeiro. O objetivo da ciência ainda é o de criar um mundo cada vez melhor para vivermos e atingir um conhecimento sistemático e seguro de toda realidade.
...