O menino que descobriu o vento
Por: Igor Valente • 28/8/2019 • Projeto de pesquisa • 336 Palavras (2 Páginas) • 1.145 Visualizações
Relacionar no filme o empirismo e a ciência
No filme o empirismo é visto da seguinte forma: um menino na qual não possui nenhum recurso para a construção dos moinhos e da energia elétrica, contudo ele utiliza a base do teste ou em outras palavras o empirismo.
Mesmo sem recursos e sem o estudo necessário, sem uma teoria para chegar ao seu ideal o menino faz a tentativa com risco e conta própria.
Relacionar o racionalismo de Descartes
O racionalismo de Descartes diz que tudo deve ser questionado e “A missão de Descartes era justamente legitimar a ciência, demonstrando que o homem poderia conhecer o mundo real.” Comparativo ao filme a energia, as ideias não faziam parte do mundo real do menino, o que faziam parte do real era a fome e a escassez, contudo ao questionar a si próprio e ao mundo ao seu redor ele alcança o almejado.
Refletir sobre o método científico de Francis Bacon
Método indutivo
O menino usa do método indutivo de Francis Bacon no momento em que ele observa as coisas que estão ao redor e identifica a sua funcionalidade, faz a coleta de informações na escola e nos livros organiza as ideias e então as coloca em prática.
Aponte uma razão iluminista
A razão iluminista do filme se baseia no momento em que com a criação do moinho permite uma nova perspectiva de vida aos habitantes do vilarejo.
Relacione o pensamento de kant e hume
Segundo Kant
As ideias se baseiam em causa e efeito
Já de Hume
Se baseiam em causa e indução
Uma se explica que de uma causa gera-se um efeito para aquilo seja casual, ou seja ordem natural, ou alternada que leva o individuo a ocasionar aquilo: como a venda das árvores, no filme – que mais tarde geral um problema-
Enquanto a outra baseia na técnica de indução: que a causa induz à gerar algo, como a atitude de buscar uma forma de estudar por meio da “chantagem”.
...