O principe - maquiavel
Por: fernanlira123 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 253 Palavras (2 Páginas) • 481 Visualizações
Página 1 de 2
- Após a leitura da obra “O Príncipe”, responda quais os tipos de Estados que não necessitam de proteção e onde é possível ter súditos mesmo sem governá-los? Justifique sua resposta
- O que Maquiavel pensava a respeito dos mercenários?
- “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons.” Faça sua analise sobre essa colocação e escreva sobre sua posição a respeito.
- Depois da leitura do cap. XVII, você preferia ser amado ou temido?
- Depois de ler o cap. XVIII, faça comentários sobre a famosa máxima: “os fins justificam os meios”
- Comente: “Comete um grande erro quem pensa que entre as altas personalidades seja possível fazer esquecer antigas ofensas com novos benefícios.” (cap. VII, p. 61, item 14)
- Leia o item oito do cap. VIII e descreva como um governante deve agir com relação a fazer o bem e o mal. Depois disso, observe bem a realidade política e veja se tal coisa, realmente, costuma ainda se efetuar.
- Por que, no item três do cap. IX, Maquiavel escreve que o “... povo tem objetivo mais honesto do que a nobreza...”? na sua opinião, qual a relação entre poder e honestidade?
- Será verdade que “... os homens se esquecem mais facilmente da morte do pai do que da perda do patrimônio.” Cap. XVII , PAG . 100 item três.
- Preciso dessas respostas, se puder me ajudar, fico bem agradecida, desde já mito obrigada
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com