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Origem Da Desigualdade

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Por:   •  30/9/2014  •  9.791 Palavras (40 Páginas)  •  387 Visualizações

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QUAL É A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS, E SE É AUTORIZADA

PELA LEI NATURAL

Jean-Jacques Rousseau

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO

BIOGRAFIA DO AUTOR

DEDICATÓRIA

À Repúlica de Genebra

PREFÁCIO

Discurso sobre a origem da desigualdade

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DISCURSO SOBRE A DESIGUALDADE

PRIMEIRA PARTE

SEGUNDA PARTE

ADVERTÊNCIA SOBRE AS NOTAS

NOTAS

APRESENTAÇÃO

Nélson Jahr Garcia

Rousseau, com os seus companheiros enciclopedistas e da maçonaria, nos ensinou a respeitar o ser

humano, amar a natureza e a sentir paixão pela liberdade. Foi devido a essa influência, pelo menos em

parte, que lutamos contra o jugo português, proclamamos a República, enfrentamos a ditadura do Estado

Novo e o regime militar. Aprendemos também a defender as florestas, os animais, a vida enfim.

Em "Sobre a origem da desigualdade", Rousseau mostra o caminho histórico percorrido pelo ser

humano, passando do estado de natureza para o estado civilizado. Discute as contradições e

antagonismos que permearam esse processo e defende a volta ao estado natural, sob novas formas.

Suas concepções sobre o Direito Natural, no Prefácio, são brilhantes.

A conclusão final nos leva a pensar e, espero, a agir um dia:

"Essa distinção determina suficientemente o que se deve pensar, nesse sentido, da espécie de

desigualdade que reina entre todos os povos policiados, pois é manifestamente contra a lei da natureza,

de qualquer maneira que a definamos, que uma criança mande num velho, que um imbecil conduza um

homem sábio, ou que um punhado de pessoas nade no supérfluo, enquanto à multidão esfomeada falta o

necessário".

Liberdade também se aprende, com Rousseau o caminho é mais breve.

BIOGRAFIA DO AUTOR

ean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712 e morreu no de 1778.

Dotado de excepcionais qualidades de inteligência e imaginação, foi ele um dos

maiores escritores e filósofos do seu tempo. Em suas obras, defende a idéia da volta à

natureza, a excelência natural do homem, a necessidade do contrato social para garantir os

direitos da coletividade. Seu estilo, apaixonado e eloqüente, tornou-se um dos mais

poderosos instrumentos de agitação e propaganda das idéias que haviam de constituir,

mais tarde, o imenso cabedal teórico da Grande Revolução de 1789-93. Ao lado de Diderot, D'Alembert

Discurso sobre a origem da desigualdade

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e tantos outros nomes insignes que elevaram, naquela época, o pensamento científico e literário da

França, foi Rousseau um dos mais preciosos colaboradores do movimento enciclopedista. Das suas

numerosas obras, podem citar-se, dentre as mais notáveis: Júlia ou A Nova Heloísa (1761), romance

epistolar, cheio de grande sentimentalidade e amor à natureza; O Contrato Social (1762), onde a vida

social é considerada sobre a base de um contrato em que cada contratante condiciona sua liberdade ao

bem da comunidade, procurando proceder sempre de acordo com as aspirações da maioria; Emílio ou Da

Educação (1762), romance filosófico, no qual, partindo do princípio de que "o homem é naturalmente

bom" e má a educação dada pela sociedade, preconiza "uma educação negativa como a melhor, ou antes,

como a única boa"; As Confissões, obra publicada após a morte do autor (1781-1788), e que é uma

autobiografia sob todos os pontos-de-vista notável.

Quanto ao Discurso, aqui editado, composto em 1753 para responder à questão proposta pela

Academia de Dijon, isto é: A Origem da Desigualdade entre os Homens, era a obra de Rousseau, como

ele próprio informa nas suas Confissões, que o seu genial contemporâneo Diderot mais apreciava. Eis aí

o melhor elogio que se poderia fazer da presente edição.

DISCURSO

SOBRE ESTA QUESTÃO PROPOSTA PELA ACADEMIA DE DIJON:

QUAL É A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS, E SE É AUTORIZADA

PELA LEI NATURAL

DEDICATÓRIA

À República de Genebra

AGNIFICOS, MUITO HONRADOS E SOBERANOS SENHORES,(1)

Convencido de que só ao cidadão virtuoso cabe dar à sua pátria as honras que ela

possa reconhecer, há trinta anos que trabalho para ter o mérito de vos oferecer uma

homenagem pública; e essa feliz ocasião suprindo em parte o que meus esforços não

puderam fazer, acreditei que me seria permitido consultar aqui o zelo que me anima, mais do que o

direito

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