Os 12 homens e uma sentença - Angela Siman
Por: Luizafernanda01 • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 506 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
- Qual o fato social mais abordado no filme? Explique como analisa-lo sociologicamente.
O fato social mais abordado no filme é a criminalidade. O método de analise do fato social consiste em trata-lo como coisa, ou seja, romper com as pré noções, aproximando da objetividade, definir previamente os fenômenos tratados a partir dos caracteres exteriores que lhe são comuns, independentemente de suas manifestações individuais. É possível observar isso no filme quando os membros do júri expunham seus argumentos baseados na objetividade.
- Aponte um comportamento desviante retratado no filme. Explique por que o mesmo é considerado um desvio.
O comportamento desviante está localizado no jurado 3. Onde o mesmo discorda de todos os outros membros, possuindo formas diferentes de crença, regras, princípios, sentimentos e valores morais.
- Cite uma passagem do filme que retrata a manifestação da consciência individual e outra a consciência coletiva. Explique onde reside à força da consciência coletiva.
A manifestação da consciência individual pode ser tratada no inicio do filme quando o jurado número 8 é o único a discordar dos outros membros do júri. Já a manifestação da consciência coletiva está explícita no final do filme, quando todos os homens concordam com a inocência do garoto.
- O filme retrata o funcionamento da instituição direito. Explique a função dessa instituição para com a sociedade, como o direito é retratado e por que é retratado.
A função do direito para a sociedade é regular as interações sociais para diminuir os conflitos, mantendo a coesão social. No filme o direito é retratado como aquele que faz justiça, e aplica sanções devidas ao individuo do comportamento desviante, onde é apresentado o julgamento de um garoto em que há necessidade da execução da justiça e possivelmente a aplicação de uma punição.
- Explique as funções das punições, não apenas das punições legais.
As punições não são apenas para punir o culpado ou para intimidar seus possíveis imitadores. Ela existe para sustentar a vitalidade dos laços que ligam entre si os membros dessa sociedade, evitando que se relaxem e debilitem, assim, a solidariedade que mantem unidos tais membros.
- É possível, a partir do filme, identificar os dois tipos de solidariedade social. Explique.
A partir do filme é possível identificarmos tanto a solidariedade orgânica quanto a mecânica. A primeira pode ser vista no caráter individualista de cada membro do júri e em relação à divisão do trabalho dentro do próprio tribunal. Já a segunda é promovida no filme quando a coletividade possui formas de agir, sentir e pensar de maneiras semelhantes além promover punições de caráter irracional.
- É possível verificar, no filme, algum elemento que pode caracterizar o estado de anomia?
Há presença do estado de anomia é demonstrada quando o jurado de número 3 proclama matar o jurado de número 8, rompendo com as barreiras morais da sociedade.
- Pensando no grupo de jurados, explique o processo de construção e desconstrução do tipo de solidariedade preponderante.
No inicio do filme a solidariedade predominante era a orgânica, baseada na heterogeneidade das maneiras de pensar, no entanto, essa foi desconstruída dando lugar à solidariedade mecânica, na qual predomina pensamentos comuns.
...