Os Gregos
Monografias: Os Gregos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dingo24 • 10/9/2014 • 380 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
SEMINÁRIO OS GREGOS
QUESTIONARIO INDIVIDUAL
Destacar os filósofos mais representativos do texto.
Demócrito e Leucipo - De acordo com Leucipo e Demócrito, o mundo é composto por infinitos átomos, que são indestrutíveis perfeitamente densos e de infinitas formas. Em ultima instância, todos os objetos matérias que observamos na Natureza são compostos de agregados de átomos, unidos por sua compatibilidade geométrica
Tales de mileto – Foi o fundador da filosofia ocidental e o conceito iônico, para
Tales o universo era composto por água.
Filolau de Crotono – Acreditava que a Terra gira em torno de um “fogo central”, o “ forno do Universo”. Esse fogo central é o responsável por todo vigor e a energia do cosmo, gerando inclusive o calor do sol.
Heráclito de Éfeso – Acreditava que o equilíbrio é atingindo através da necessária complementaridade entre os opostos, a qual ele chamou de “logos”. Para Heráclito, a substancia básica era o fogo, possivelmente devido ao seu poder de transformar as coisas, de pô-las em movimento.
Pitágoras - Fundador dos primeiros conceitos matemáticos. Para Pitágoras “tudo é numero” ele creditava que a contemplação abstrata dos números e de suas relações matemáticas tinha o poder de levar a um estado de espiritualidade, que transcendia as limitações da vida diária.
Parmênides – Acreditava que toda mutação é ilusória; já que mudança implica transformação, algo que é não pode mudar. Segundo Parmênides, a realidade e imutável, estática, e sua essência esta incorporada na individualidade divina de EON, ou SER, que permeia todo o Universo.
Relação entre as Escolas Iônicas e Escolas Pitagóricas
Escolas Iônicas - Acreditava que o universo é a composição do cosmo, defendiam de forma racional o conhecimento unificador originado dentro da própria natureza. Os iônicos evidenciam a importância dos elementos naturais na composição de tudo existente, enquanto, a Escola Pitagórica - mostra que as relações numéricas são fundamentais unificando conceitos místicos e científicos, evidenciando com isso, a importância dos elementos matemáticos/espirituais em todas as coisas naturais da vida.
É possível observar que ambas buscam conhecer da melhor forma Universo e tudo existente nele, porém cada uma o estuda através de suas características fundamentais. A primeira se baseia em estudar do que o Universo é composto (água, fogo, ar), e a segunda, em estudar matematicamente a ligação entre a mente humana e o divino, e a sua relação com o Universo.
...