Os Quatro Pilares de Delors
Por: Juliana Melo • 5/5/2015 • Relatório de pesquisa • 352 Palavras (2 Páginas) • 421 Visualizações
Os Quatro Pilares de Delors, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, nos leva fazermos uma reflexão séria, sobre a convivência na sociedade, para que o indivíduo viva socialmente, e ter material suficiente para a sua sobrevivência.
Aprender a conhecer
Não significa que apenas devemos ter o conhecimento, mas também dominar os instrumentos que levam ao conhecimento. O conhecimento nos traz aprendizagem e seu objetivo é o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. O aumento do saber conhecer melhor o ambiente, sob os seus diversos aspectos, com isso ser mais critico e atualizado. O principal é aprender e conhecer antes de tudo o indivíduo. O conhecimento nos remete à necessidade de um conhecer o mundo, e traz o desenvolvimento.
Aprender a fazer
Porém aprender a fazer tem maior referência com a formação do indivíduo, pois aprende e põe em prática os seus conhecimentos. A competência pessoal é muito importante, principalmente na área industrial, pois as tarefas manuais estão sendo substituídas por atividades que usam a intelectualidade e a mente. É necessário que haja qualidade na capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos. Aprender a fazer significa ter capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos existentes.
Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros
É um dos grandes desafios, para que todos possam aprender a viver juntos, e aprender a viver com os outros, tem a educação um papel importantíssimo, e um grande desafio, já que a opinião pública toma conhecimento através dos meios de comunicação e nada pode fazer. A educação é um fator muito importante para que a mudança do pensamento que a violência e o preconceito não levar a lugar nenhum.
Aprender a ser
O último dos Quatro Pilares nos leva a reflexão sobre o papel da educação que é, ao mesmo tempo, um processo único e individualizado e também uma construção social interativa, pois, contribui para o desenvolvimento do ser humano. Todo indivíduo deve se preparar para saber agir em todas circunstâncias da vida com bastante autonomia.
...