Conforme estudamos na unidade 1, Delors 1999 apresenta (Quatro pilares da sociedade , considerando as implicações do neoliberalismo, verifique a importancia de cada um dos ''4 pilares para a convivência em sociedade
Por: Jhonata Rodrigo • 4/9/2015 • Dissertação • 734 Palavras (3 Páginas) • 560 Visualizações
Vimos no texto que o ser humano inserido no contexto social passa por diversas fases de entendimento e de concepção na história, desde o pensamento grego e cristão ao pós- modernismo.
Até a Idade Moderna foi apresentado no texto que a sociedade era basicamente teocrática, depois ela passa a ser antropocrática. No Pós- Modernismo, o homem passa ser o centro, surge uma nova ética e novos valores. O conhecimento passa a ser mais subjetivo, o ser humano tornar-se materialista na sociedade, o questionamento sobre si mesmo e o sentido da vida são características mais evidentes. Podemos refletir sobre a nova ética e novos valores com alguns fatores apresentados no trecho do artigo de Barth, W. L:
“O certo é que a pós-modernidade se conjuga com uma série de fatores que vão desde a crise da industrialização, da massificação dos meios de comunicação e transporte, da informática, da eletrônica, da telemática, se reforça com as mudanças sociais marcadas pelo desenvolvimento econômico e a crise do mercado, a diversificação e crise das instituições sociais, a urbanização crescente e o surgimento das megalópoles, dos protestos e lutas sociais, da alteração de papéis sociais, passando pela crise do racionalismo, a eliminação de mitos, a quebra de tabus e preconceitos, a secularização” (BARTH, W. L. 2007, p. 2).
Afirma-se na unidade que pelo fato do ser humano está inserido em uma lógica concreta, ele deve ser analisado na realidade em que vive no contexto atual, baseado no raciocínio pós-modernista, nesse conceito o homem passa a ser globalizado, colocando o ser na estrutura capitalista apregoando valores e necessidades ilusórias, envolvendo-o em uma lógica tecnicista: O Neoliberalismo, onde quem não se adapta a esta lógica é praticamente excluído do sistema. Esse sistema faz com que as pessoas sejam mais operacionais, competitivas, individualistas e consumistas.
A sociedade e as pessoas estão em constante construção, precisamos está atentos aos acontecimentos ao nosso redor, atentos a toda essa lógica de mercado, o ser humano é totalmente adaptável a condições diversas e adversas.
Delors (1999) nos mostra pontos necessários para adaptação do ser humano aos novos tempos, apresentando os quatro pilares para a construção da sociedade.
Refletindo sobre o estudo das quatro vias do saber, entende-se que: O aprender a conhecer, seu foco está na compreensão do conhecimento, a organização do saber, para
desenvolver capacidades, e têm o fundamento no prazer de compreender, conhecer e
descobrir. O conhecer nos traz uma melhor compreensão do meio, ele estimula e desperta a
curiosidade intelectual, gerando uma autonomia na compreensão do saber. Associado ao que
foi analisado sobre o contexto da sociedade atual, esse pilar se torna a principal base, porque
ele estimula o senso crítico e nos dá escolha e autonomia enquanto ser humano.
O Aprender a fazer está associado a como colocar em prática os conhecimentos, está
ligado a formação profissional e competências. Vimos que uma característica de produção do
Neoliberalismo é que ‘o ser só vale pelo que produz e pelo que consome’, esse pilar mostra
uma reflexão importante sobre os tipos de produção, questiona o fato de que o fazer não pode
continuar tendo o significado simples
...