PCC - Prática como componente curricular: Observar, Pesquisar e Construir Conheciment
Por: DINEI40 • 15/11/2021 • Trabalho acadêmico • 869 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA DE FILOSOFIA
NOME CLAUDINEI SILVA
BELO HORIZONTE 10/11/2021
PCC - Prática como componente curricular:
Observar, Pesquisar e Construir Conhecimento.
INTRODUÇAO
Vamos perceber na charge uma professora na sala de aula com uma proposta de lecionar sobre algumas regiões do nosso país, conseguindo chamar atenção dos seus alunos moradores dessas regiões, pois é um assunto que diz respeito às origens dos mesmos. Porem não tendo a devida importância da professora para participação dos alunos no momento que eles começam a brincar com os sotaques.
DESENVOLVIMENTO:
A utilização ou articulação entre o que o estudante já sabe e o tema de aula apresentado ainda representa obstáculo para o desenvolvimento de estratégias de ensino bem-sucedidas, como no ensino de Ciências (Sobral; Teixeira, 2007). As estratégias de ensino que promovem à participação ativa dos estudantes, a cooperação, a discussão das ideias e as reflexões sobre o conhecimento podem trazer resultados mais significativos para a aprendizagem em qualquer disciplina (Schroeder, 2013).
Ao invés disso vemos uma professora que não aparenta ter interesse pelas as experiências desses alunos durante a aula, desprezando a didática que vai muito além de lecionar de maneira mecanizada para os alunos, trata-se de um ensino dinâmico, onde o aluno também tem papel ativo no aprendizado, visto que o ensinar está além de fazer a transmissão daquilo que se encontra nos livros. Se tratando da charge e entendendo que o aluno é peça fundamental no processo de aprendizagem e ao perceber que o interesse dos alunos que advém dessas regiões do país, a professora poderia ter feito outro tipo de abordagem e levado a aula para outro caminho, mais divertido e menos robótico, aonde além dos conteúdos do livro, os alunos vindos dessas regiões do país pudessem participar de forma ativa, mostrando aos colegas as inúmeras diversidades que o nosso Brasil possui. Ou seja, mostrando os diferentes sotaques, as gírias regionais, bem como os diferentes costumes, culturas, clima e comidas típicas de cada lugar.
1. Imagine que a professora da charge faltou ao trabalho hoje e você foi solicitado para assumir a turma e continuar o trabalho do conteúdo que essa professora está ministrando na charge. Pense em como faria essa aula e responda:
a) Qual atividade faria com os alunos? Existem várias formas de fazer com que o aluno assimile os conteúdos dados em aula, nesse caso, poderiam ter jogos que mostrassem os diferentes sotaques, comidas, climas, vegetação, cultura, além disso, proporcionar a esses alunos um dia de degustação dos pratos típicos dos lugares. Usar mapa para identificar as regiões, levar comidas típicas para aguçar a curiosidade das crianças, também usar musicas regionalizadas de forma que a aula fosse bem descontraída e participativa.
b) Como os avaliaria? A avaliação poderia ser em outro formato, em forma de conversa, onde cada aluno mostraria ao professor aquilo que ele aprendeu. Visto isso, vemos que um professor, pode exercer com dinamismo a docência, sem deixar que os conteúdos sejam aprendidos.
Ao usar uma expressão regional como tche, ba, oxente,mainha algumas expressões regionais nos poderíamos pedir para que um aluno falasse e o outro repetisse falando de qual região pertencia esse regionalismo seria uma boa forma de avaliar o conhecimento .
...